![]() |
A diretora do departamento de comunicação da CMSJP Elizangela Jubanski orientou o público presente sobre o ciclo de palestras do tema Junho Verde Foto: Jornal Registra |
![]() |
Programação faz parte do Junho Verde na Câmara Municipal de São José dos Pinhais O Blog do Bassa compareceu |
O Ciclo de Palestras, que integra a programação do Junho Verde da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, abrangeu assuntos importantes relacionados à água e às soluções da natureza. O bate-papo aconteceu na última sexta-feira (16/06/2023), no Plenário da Casa, e recebeu dois palestrantes sobre os temas.
O vereador Juliano Martins (PSC), presidente da Comissão de Urbanismo, Habitação, Serviços Públicos e Meio Ambiente, representou os parlamentares na abertura do Ciclo. Depois, foi a vez do vice-presidente da Casa, o vereador Samuel Pinheiro (Republicanos) estar presente e representar os parlamentares. Servidores, convidados e a imprensa estiveram presentes na Casa.
![]() |
Junio Ferreira Lima - gestor da Sanepar Foto: Jornal Registra |
Pela manhã, o gestor socioambiental da Sanepar, Junio Ferreira Lima, esclareceu aspectos importantes sobre a importância de atuar como agentes de incentivo à economia da água. “Apenas 2,5% de toda a água que existe no planeta é aquela que podemos beber. A água salgada representa 97,5%. Desse total, que já é pouco, apenas 0.9% está em solo, pântanos e geadas”, alerta Junio.
Assista:
Durante a tarde, o gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário Guilherme Zaniolo Karam teve uma conversa sobre ‘Segurança hídrica por meio de soluções baseadas na natureza’.
![]() |
Guilherme Karam, do Grupo Boticário. Foto: Jornal Registra |
Pelos estudos, 50% do PIB mundial é altamente dependente da natureza e dos serviços que ela presta. “Afinal, quais são esses serviços? Comida, remédio, água potável, regulação da qualidade do ar, do clima, polinização, e até mesmo turismo”, cita ele.
Assista:
Mais palestras
Na próxima semana, o Ciclo de Palestras terá outros dois temas para a conclusão do bate-papo. Na segunda-feira (19/06/2023), o advogado e doutor em Meio Ambiente, José Gustavo Franco, falará sobre Economia Verde, no Plenário da Casa, às 14h30.
Na quinta-feira (22/06/2023) é a vez das profissionais Ediane Ertel Werlang e Caroline Chiquin, da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São José dos Pinhais, com o tema compostagem, às 14h30, também no Plenário da Casa.
As palestras serão transmitidas via TV Câmara pelo Youtube e Facebook.
![]() |
A exposição sobre a campanha Junho Verde está na Câmara Municipal de São José dos Pinhais-PR Foto: Cristiano Bassa |
Programação
A programação do Junho Verde segue na Casa com a exposição, em parceria com a Sanepar, sobre “Existência humana e a geração de resíduos”, com o intuito de ampliar o diálogo com a sociedade sobre o saneamento ambiental. Ela está disponível no corredor que dá acesso ao plenário da Casa até o dia 30 de junho.
Também até o fim desse mês, acontece a coleta de lixo eletrônico. Diversos aparelhos possuem componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem afetar o meio ambiente, contaminando rios e mares e também trazendo risco à saúde pública.
![]() |
Lixo eletrônico para descartar? Câmara Municipal de SJP tem ponto de coleta Foto: Divulgação |
Como parte da programação Junho Verde, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais se torna um ponto de coleta de lixo eletrônico. Durante todo o mês de junho, a Casa estará arrecadando todo e qualquer tipo de material eletrônico inservível.
Os equipamentos eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem afetar o meio ambiente, contaminado rios e mares e também trazendo risco à saúde pública.
O que trazer?
Diante disso, o ponto de coleta da Câmara de SJP vai arrecadar tudo aquilo que não usa mais:
Celular, computador, teclado, mouse, fone de ouvido, controle remoto, televisor, câmera digital, relógio, cabo de transferência, eletrodoméstico, pilha e bateria, entre outros.
Toda a arrecadação do lixo eletrônico será doada para a APAE-SJP, que venderá e reverterá em ações para a instituição.
Serviço
Coleta de lixo eletrônico
Data: até 30 de junho
Hall de entrada da Câmara Municipal de São José dos Pinhais
Fonte: CMSJP