domingo, 18 de junho de 2023

Junho Violeta: OAB São José dos Pinhais realizou na última quinta-feira (15/06) palestra sobre violência financeira contra a pessoa idosa

Jornalista Cristiano Bassa conversou com a diretora do Procon do Paraná - Claudia Silvano na sede da OAB em São José dos Pinhais-PR na quinta-feira (15/06/2023)



Em parceria com a Pastoral da Pessoa Idosa e o Procon Municipal de São José dos Pinhais, a OAB/SJP realizou evento sobre o Junho Violeta que contou com palestra e orientação sobre os direitos do consumidor.

Advogados de São José dos Pinhais-PR acompanharam a palestra na OAB-SJP sobre direito do consumidor e prevenção a violência financeira contra a pessoa idosa




A palestra foi conduzida pela diretora do Procon-PR, Claudia Silvano e contou com o apoio do Superintendente do Procon/SJP - Jaiderson Rivarola e o Marcio André Medeiros Morais, da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/PR. 


O tema de grande relevância foi muito elogiado pelos presentes e também por quem participou na modalidade virtual e a palestra foi realizada em homenagem ao Dia Mundial de Combate à Violência contra a pessoa idosa.

Divulgação do site Consumidor.gov.br foi destaque na palestra sobre Junho Violeta

O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo através da internet.

Monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor - Senacon - do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias, Ministérios Públicos e também por toda a sociedade, esta ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada: atualmente, 80% das reclamações registradas no Consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias.



O que é o Junho Violeta?

O Junho Violeta é um mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa. É um período de maior reflexão para que juntos possamos vencer este grande mal que vem assolando os idosos, o aumento expressivo do número de denúncias desde o ano de 2020 com o início da crise sanitária.

O objetivo da campanha é despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que essa população vem sofrendo, em especial neste período.

Algumas dicas de prevenção com relação a cartões de banco:

1 – Informe-se sobre a segurança adicional do seu cartão

Muitas empresas possuem serviços que podem ser contratados de forma adicional para aumentar a segurança do seu cartão de crédito ou débito. Alguns bancos oferecem um PIN secreto que precisa ser informado sempre que você faz uma transação, já outros enviam um código diferente para o seu celular toda vez que você for realizar uma compra. Informe-se sobre as opções com a sua instituição financeira.


2 – Desconfie de solicitações de senha por telefone, celular ou e-mail

As instituições financeiras não enviam e-mail e nem ligam para os clientes solicitando a senha do cartão de crédito ou o seu código de segurança! Essas informações são pessoais e intransferíveis e não devem ser divulgadas para terceiros. Por isso, desconfie de qualquer contato em nome de bancos e outras instituições financeiras que façam essa solicitação. Lembre-se, também, de não fornecer dados pessoais (como nome do pai ou da mãe) nem o código de segurança do cartão, que são os três números que ficam no verso.


3 – Não entregue seus cartões, mesmo que inutilizados

Os bancos nunca solicitam a devolução de cartões, mesmo em caso de bloqueio ou cancelamento, e também não fazem esse tipo de retirada na residência dos clientes. Por isso, se você receber a visita de alguém que diz ser do seu banco, informe que já se desfez do cartão. Caso a tentativa de fraude aconteça por telefone, desligue imediatamente e entre em contato diretamente com a central de relacionamento da instituição financeira.


4 – Tenha cuidado ao se desfazer dos cartões

Quando se desfizer de um cartão de crédito ou débito que você não usa mais, lembre-se de destruir o chip e a tarja para inutilizá-lo. Há, ainda, a opção de fazer o descarte sustentável do material, fornecido pelos bancos.


5 – Nunca informe a sua senha ou dados do cartão para outras pessoas

Essa dica vale, inclusive, para familiares, amigos e parceiros, principalmente se eles tiverem o hábito de fazer compras online. Isso porque, mesmo que você saiba que eles não irão usar o cartão sem a sua permissão, são mais pessoas em posse desses dados, o que significa mais oportunidades para os golpistas. Mesmo que o ataque seja aos aparelhos deles, os dados são seus. Com o número do cartão, código de segurança e dados pessoais, qualquer pessoa pode comprar online usando o seu nome e, claro, o seu dinheiro.


6 – Preste atenção às notificações de acompanhamento

Muitas instituições financeiras enviam SMS para o seu celular, informando sobre as últimas compras realizadas no seu cartão. O problema é que, hoje em dia, muitas pessoas perderam o hábito de checar as mensagens recebidas neste formato e podem acabar não percebendo a fraude. Por isso, fique sempre atento às notificações de acompanhamento e, caso não reconheça a compra, entre imediatamente em contato com o seu banco para reportar o uso indevido.


7 – Observe os sites antes de comprar pela internet

Para fazer suas compras pela internet de maneira segura, dê preferência a sites confiáveis e que tenham o selo de segurança (um cadeado que aparece na barra de endereço). Outra precaução importante é manter o computador protegido com antivírus e programas firewall e anti-spam. Caso você precise fazer uma compra em um site desconhecido, guarde informações como o nome do site, CNPJ da empresa, itens adquiridos, valores e número do pedido ou protocolo. Evite, também, salvar seus dados no navegador, dando preferência a preenchê-los manualmente sempre que for fazer uma nova compra.


8 – Acompanhe sempre o seu extrato de despesas

Outra maneira de garantir que o seu cartão não está sendo usado indevidamente é acompanhar o seu extrato todos os dias. Nele, é possível conferir todas as despesas efetuadas no cartão, inclusive o dia e o local em que elas foram feitas. Por isso, ele é uma das melhores ferramentas de controle financeiro. Caso note algum débito ou crédito indevido, entre em contato com a central de relacionamento do seu banco para averiguar a situação.


9 – Mantenha o seu cadastro atualizado

Algumas instituições financeiras possuem setores de segurança que realizam um trabalho de acompanhamento da utilização dos cartões. Quando essas áreas notam uma compra ou movimentação suspeita, elas entram em contato diretamente com o cliente para confirmar se foi ele mesmo quem fez as transações. Para que esse contato seja bem-sucedido e ajude no controle das fraudes, é importante que você mantenha seus dados sempre atualizados. Caso eles estejam diferentes dos dados que você cadastrou no banco, o cartão pode ser bloqueado.

Fonte: Jornal Registra