quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Democracia e participação social: A decisão das urnas é um resultado eleitoral da metafísica política

Como que explica o resultado desta eleição? A metafísica explica


É fato: Quem votou no Bolsonaro está indignado com a derrota eleitoral. Quem votou no Lula, está feliz com a vitória. Quem não votou contribuiu indiretamente com a vitória de Lula.

Quem quer o progresso do país, continua trabalhando.

Quem não compreendeu a democracia segue bloqueando ruas e questionando a legitimidade da eleição.

Diante este cenário, é preciso se aprofundar na relação da metafísica com a política.

Em síntese,  a metafísica é mais que uma área de estudo da ciência social.  Ela busca a compreensão do Mundo por meio de certas vias, como a ontológica ou a teológica, mas ela sempre busca uma compreensão da realidade.

Por isso, na filosofia oriental e até mesmo no vocabulário popular, a metafísica é associada ao conhecimento do mundo imaterial e puramente racional, muitas vezes espiritual. Na filosofia medieval, ela também tem essa designação por meio dos estudos de Tomás de Aquino. 

Para o filósofo grego antigo Aristóteles, a metafísica se faz pela via ontológica. 

Ela é um modo de acessar um conhecimento transcendental, ou seja, que transcende a materialidade e os graus do conhecimento relacionados a vivência material do mundo. 

Por isso, Aristóteles chamava seus estudos nessa área de “filosofia primeira”, pois é uma filosofia que acessa diretamente o conhecimento sem o intermédio da materialidade.

Quem criou a palavra metafísica foi Andrônico de Rodes, um dos discípulos de Aristóteles. Organizando a biblioteca de pergaminhos deixada pelo mestre, Andrônico percebeu que todos os escritos catalogados se encerravam na “física”. 

Sobraram apenas um conjunto de escritos chamado de “estudos de filosofia primeira” pelo próprio Aristóteles. 

Por esses estudos se localizarem após a física na biblioteca e por se estenderem além do mundo físico, o nome metafísica acabou se encaixando bem.

A metafísica, com seu estudo geral sobre o ser, abre caminho para todas as outras ciências, que têm seus sentidos particulares.

O filósofo iluminista alemão Immanuel Kant foi além e designou como metafísica todo um conjunto de leis constitutivas da razão para além de qualquer elemento do mundo sensível ou prático.



RESULTADO ELEITORAL É UM PROCESSO METAFÍSICO POLÍTICO E SOCIAL

Isto significa que o pensamento coletivo é um processo que somados a vontade de cada indivíduo na sociedade, resulta em uma escolha político-democrática-coletiva e a própria eleição pode ser considerada resultado da metafísica coletiva, ou seja, não tem como mudar o resultado das urnas, é a escolha do inconsciente coletivo materializado nas urnas físicas.

A decisão das urnas está certo ou errado? 

O tempo é o senhor da razão e o próprio tempo vai mostrar a cada consciência individual se tudo isto está certo ou errado.

A escolha da maioria dentro da democracia é resultado da metafísica política, isto é, os pensamentos de cada eleitor foram traduzidos na escolha dos políticos eleitos.

Por isso, reconhecer a decisão da maioria é uma atitude justa pois é desta forma que se constitui a própria democracia eleitoral.

Clique Aqui e conheça estudos da relação entre a metafísica e a política de autoria do Maikon Chaider Silva Scaldaferro da Universidade Federal do Espírito Santo.