sábado, 14 de fevereiro de 2026

Advogado Celso Gutmann de São José dos Pinhais-PR comentou sobre a honraria que recebeu da Assembleia Legislativa do Paraná

O Blog do Bassa vem a público esclarecer os fatos referentes a uma foto que circula nas redes sociais, vinculando a imagem do político Thiago Buhrer ao advogado Celso Fernando Gutmann. 

Após apuração realizada por membros da imprensa de São José dos Pinhais, confirma-se que a imagem registra um momento pontual de premiação em evento tradicional do município, no qual o deputado foi chamado pelo cerimonialista do evento em ato simbólico para entregar a premiação ao advogado uma honraria da Assembleia Legislativa do Paraná.

O escritório Gutmann e Silva atua com independência e seriedade nas áreas Civil, Empresarial, Tributária e Trabalhista. Portanto, o Blog do Bassa retrata-se por eventuais equívocos de interpretação da imagem divulgada.

O Blog do Bassa, comprometido com o combate a fakenews e a divulgação de notícias com fontes com credibilidade entende que a veiculação da imagem pode ter gerado interpretação equivocada.

Advogado Cristiano da Silva, o deputado estadual Thiago Buhrer e o advogado Celso Fernando Gutmann durante evento de premiação das empresas que se destacaram em São José dos Pinhais-PR - uma proposição da Assembleia Legislativa do Paraná

A foto registrou apenas um evento social coletivo e não garante vínculos políticos entre o deputado e o advogado que também é empresário na cidade. 

POLÍTICA

O deputado Thiago Buhrer corre o risco de não se reeleger este ano e vem sofrendo fortes críticas políticas de setores da imprensa de São José dos Pinhais pelas práticas de prevaricação no serviço público, censura da imprensa, desrespeito aos jornalistas e ausência de transparência com relação a políticas públicas no que se refere a comunicação social do município. O atual secretário de governo da prefeitura é figura indicada do deputado estadual para realizar a gestão da comunicação social.

Na imagem divulgada, comenta-se que o escritório de Gutmann faria parte do grupo político ligado ao deputado estadual Thiago Buhrer. O Blog do Bassa foi apurar as informações e confirmou que o advogado realiza um trabalho independente, com seriedade e honestidade no município.


Clientes do advogado que também são leitores e parceiros do Blog do Bassa entraram em contato com a redação para fazer uma defesa do advogado.

O Blog do Bassa conversou com o advogado e confirmou a informação.

Segundo o advogado, "O escritório Gutmann e Silva trabalha de forma independente e possui o foco no serviço jurídico na área do Direito Civil, Empresarial, Tributário e Trabalhista."

PERÍCIA DO ESPECIALISTA 

O que fica claro é que uma imagem pode ser sempre algo superficial e que atua no imaginário de quem vê, sendo possível múltiplas interpretações.

A imaginação não garante a compreensão da totalidade dos fatos.

A informação completa dos fatos que geraram a imagem precisa ser apurada com detalhes para garantir a notícia verdadeira.

As causas do fato concreto precisam ser verificadas antes de qualquer tomada de decisão. 

Clientes parceiros do advogado e amigos em comum com o Blog do Bassa entraram em contato e confirmaram a credibilidade, reputação e competência técnica do escritório Gutmann e Silva.

Neste sentido, em respeito a toda equipe do escritório do advogado Celso Fernando Gutmann, o Blog do Bassa confirma e registra a informação checada.

"Checada" do verbo checar, significando que algo foi verificado, conferido, examinado ou inspecionado para confirmar sua exatidão ou funcionamento, conforme Dicionário da língua portuguesa. Checar é sinônimo de informação conferida, revisada ou auditada, indicando que uma análise foi realizada para garantir a veracidade de informações ou o correto funcionamento de um sistema ou objeto. 

Informação checada, portanto, é análise detalhada dos fatos. A conclusão precisa ser resultado de análise profunda da causa dos fatos.

Enquanto isso...


Charge - Crítica Social
Secretaria de comunicação social de São José dos Pinhais mantém o jornalista Autista na exclusão