quarta-feira, 25 de setembro de 2024

TSE identifica pesquisas eleitorais com indícios de fraude em cidades pelo Brasil

Pesquisas eleitorais são instrumentos pagos por apoiadores de candidatos com o objetivo de utilizar o resultado como ferramenta de marketing político para tentar manipular o eleitorado



Institutos de pesquisa precários e sem estatísticos produzem levantamentos com erros e resultados contestados. Somente em 2024, o Tribunal Superior Eleitoral identificou pesquisas com indícios de fraude em 18 cidades do Brasil.

Segundo informações do site ICLnoticias.com.br, o Tribunal Superior Eleitoral vem detectando fraudes em pesquisas eleitorais realizadas no Rio de Janeiro. Até agora, levantamentos realizados em 18 cidades do estado do Rio tiveram sua divulgação suspensa ou foram contestadas por conterem erros graves de metodologia, informa Berenice Seara do site Tempo Real.

Já em agosto, a Justiça Eleitoral suspendeu a divulgação de pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto RE9 Produções para a prefeitura de Nova Iguaçu. Nela, as intenções de voto para o candidato do União Brasil, Clébio Lopes Pereira, conhecido como Jacaré, chegavam a 33,7%, resultado muito diferente de outras pesquisas.

Depois desse levantamento em Nova Iguaçu, foram suspensas ou contestadas pesquisas em Araruama; Belford Roxo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu, Carapebus; Caxias, Guapimirim; Itaguaí; Itatiaia; Mangaratiba; Miguel Pereira; Paracambi; Paraty, Resende, Rio Bonito, Rio das Ostras e Saquarema.

Pesquisas sem estatísticos

Essas consultas que apresentam indícios de fraudes e erros grosseiros são feita por institutos precários, que muitas vezes nem tem estatísticos na equipe. Um deles é o Instituto Intelligence Pesquisa e Comunicação, que já teve consultas investigadas em vários municípios do Rio e até São Paulo e no Espírito Santo. A razão social do instituto é Costa e Mariath Ltda.

As pesquisas eleitorais tem regras estabelecidas em lei, precisam estar registradas na Justiça Eleitoral. Os institutos são obrigados a fornecer informações sobre sua metodologia — onde e como foram colhidos os dados, tamanho da amostra etc.

Eleições de 2008 em São José dos Pinhais teve divulgação de pesquisa e o resultado da eleição foi diferente

Pesquisa divulgada em 2008 mostrava que o candidato Leopoldo Meyer venceria as eleições. O resultado foi a vitória de Ivan Rodrigues para prefeito de São José dos Pinhais naquele ano


Na eleição municipal de 2008 em São José dos Pinhais, o vencedor da disputa naquela ocasião foi o empresário Ivan Rodrigues. 

Durante a campanha eleitoral daquele ano, a equipe do Leopoldo utilizou-se de pesquisas eleitorais como ferramenta de marketing político.

As pesquisas que são feitas no Brasil custam caro e quem contrata esses institutos tem interesse próprio de utilizar o documento como instrumento de marketing político eleitoral pois muitas pessoas escolhem o candidato com base nas pesquisas.

Só que com o avanço da internet a população está mostrando que não se deixa mais enganar por pesquisas, e o que se busca são projetos concretos que possam melhorar a qualidade de vida do cidadão.

Atualmente a população não cai mais em marketing de pesquisa eleitoral. A população quer projetos que vão realizar as verdadeiras transformações sociais no seu bairro e na sua cidade.

Fonte: ICL Notícias