Atualmente quem precisa circular de ônibus em São José dos Pinhais enfrenta um trânsito caótico e ainda precisa pagar para ter o seu direito de ir e vir no trânsito.
Na visão política do candidato a prefeito Geraldo Mendes, os trabalhadores não precisarão mais pagar a passagem para andar de ônibus.
![]() |
Geraldo Mendes esteve no terminal central e no terminal afonso pena para explicar as pessoas que é possível a implantação do Tarifa Zero em São José dos Pinhais-PR |
O projeto Tarifa Zero não é uma proposta megalomaníaca. E sim, é uma proposta plenamente viável, haja vista que em outras cidades do Brasil, o Tarifa Zero já é lei.
Clique aqui e confira a reportagem da Globo sobre o Tarifa Zero em Paranaguá-PR, principal cidade do litoral do Paraná.
Perícia do Especialista
Opinão
O transporte coletivo urbano virou um gargalo para a gestão pública. Entramos em um ciclo vicioso de tarifas altas e perda de usuários, sem falar na ineficiência das frotas e de modelos operacionais que provocam muito desconforto aos usuários com atrasos das linhas ou superlotação nos horários de pico. As prefeituras vivem a mediar conflitos entre a população e as empresas de ônibus, além de subsidiar as operações para evitar o colapso total.Há quatro anos, apenas 13 cidades brasileiras tinham a tarifa zero. Mas já em 2022, depois de propostas levantadas no período eleitoral, 51 localidades passaram a adotar a gratuidade. Hoje, esta política pública alcança 88 municípios, sendo nove do Paraná. Entre eles está Paranaguá, que ganhou destaque nacional por ser a primeira cidade média a implantar a medida. O modelo também chegou a Cianorte, Clevelândia, Ibaiti, Ivaiporã, Matinhos, Pitanga, Quatro Barras e Wenceslau Braz.
Caucaia (CE), com 366 mil habitantes, Maricá (RJ), com 168 mil moradores e Paranaguá, onde vivem 157 mil pessoas, quebraram a lógica de que o sistema gratuito de transporte público funciona apenas em municípios de pequeno porte. Os três implantaram a tarifa zero e seus prefeitos, diga-se, estão em alta com a opinião pública. A partir destes exemplos, a proposição avança mais ainda.
Devemos lembrar que a tarifa zero não é apenas uma questão econômica. Trata-se de uma política pública que precisa estar conectada com os critérios e com as responsabilidades atuais do gestor público de estimular o desenvolvimento sustentável da sua localidade. Mais gente usando ônibus significa menos carros nas ruas.
BENEFÍCIOS AO MEIO AMBIENTE
Um ônibus pode evitar a circulação de até 50 veículos. Isso significa redução da poluição sonora e evita a emissão de fumaça e outros gases no meio ambiente, contribuindo para o combate ao efeito estufa, fenômeno que causa o aquecimento global e provoca desastres naturais cada vez mais severos.
A redução do uso de automóveis significa menor gasto com o tratamento de traumas por acidentes de trânsito, que representam de 30% a 40% do orçamento do SUS.
A tarifa zero requer um debate amplo sobre mobilidade urbana, mas seu benefício ao conjunto da sociedade é enorme. O professor e urbanista Roberto Andrés, autor de estudos sobre o tema, afirma que a tarifa cobrada do usuário opera como barreira ao uso do transporte público, diferente do que ocorre em serviços de educação, saúde, tratamento de lixo, iluminação pública, manutenção de praças etc.
O mundo exige de nós inovações e o fato é que precisamos evoluir neste debate sobre o transporte urbano em razão de seus impactos socioeconômicos. A tarifa zero é uma utopia possível e pode se tornar uma ferramenta real de combate às desigualdades sociais, além de ser grande aliada nas soluções que buscam o equilíbrio e a sustentabilidade ambiental.
Isso resulta em melhor qualidade de vida nas cidades, agora e no futuro.
Clique aqui e confira a opinião do candidato a prefeito Geraldo Mendes sobre a importância do transporte público ser gratuito para a população de São José dos Pinhais-PR.
Confira a charge divulgada nos principais grupos de whats de SJP:
![]() |
A charge é elemento crítico da comunicação social |