quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Empresário Geraldo Mendes quer implantar o Tarifa Zero para os trabalhadores circularem gratuitamente de ônibus em São José dos Pinhais-PR


Atualmente quem precisa circular de ônibus em São José dos Pinhais enfrenta um trânsito caótico e ainda precisa pagar para ter o seu direito de ir e vir no trânsito.

Na visão política do candidato a prefeito Geraldo Mendes, os trabalhadores não precisarão mais pagar a passagem para andar de ônibus.

Geraldo Mendes esteve no terminal central e no terminal afonso pena para explicar as pessoas que é possível a implantação do Tarifa Zero em São José dos Pinhais-PR

O projeto Tarifa Zero não é uma proposta megalomaníaca. E sim, é uma proposta plenamente viável, haja vista que em outras cidades do Brasil, o Tarifa Zero já é lei.


Clique aqui e confira a reportagem da Globo sobre o Tarifa Zero em Paranaguá-PR, principal cidade do litoral do Paraná. 




Perícia do Especialista

Cristiano Bassa utilizou transporte público no seu primeiro emprego quando trabalhou como estagiário na Escola de Futebol do Athletico  no bairro afonso pena em São José dos Pinhais

Opinão

O transporte coletivo urbano virou um gargalo para a gestão pública. Entramos em um ciclo vicioso de tarifas altas e perda de usuários, sem falar na ineficiência das frotas e de modelos operacionais que provocam muito desconforto aos usuários com atrasos das linhas ou superlotação nos horários de pico. As prefeituras vivem a mediar conflitos entre a população e as empresas de ônibus, além de subsidiar as operações para evitar o colapso total.

Há quatro anos, apenas 13 cidades brasileiras tinham a tarifa zero. Mas já em 2022, depois de propostas levantadas no período eleitoral, 51 localidades passaram a adotar a gratuidade. Hoje, esta política pública alcança 88 municípios, sendo nove do Paraná. Entre eles está Paranaguá, que ganhou destaque nacional por ser a primeira cidade média a implantar a medida. O modelo também chegou a Cianorte, Clevelândia, Ibaiti, Ivaiporã, Matinhos, Pitanga, Quatro Barras e Wenceslau Braz.

Caucaia (CE), com 366 mil habitantes, Maricá (RJ), com 168 mil moradores e Paranaguá, onde vivem 157 mil pessoas, quebraram a lógica de que o sistema gratuito de transporte público funciona apenas em municípios de pequeno porte. Os três implantaram a tarifa zero e seus prefeitos, diga-se, estão em alta com a opinião pública. A partir destes exemplos, a proposição avança mais ainda.

Devemos lembrar que a tarifa zero não é apenas uma questão econômica. Trata-se de uma política pública que precisa estar conectada com os critérios e com as responsabilidades atuais do gestor público de estimular o desenvolvimento sustentável da sua localidade. Mais gente usando ônibus significa menos carros nas ruas.

BENEFÍCIOS AO MEIO AMBIENTE

Um ônibus pode evitar a circulação de até 50 veículos. Isso significa redução da poluição sonora e evita a emissão de fumaça e outros gases no meio ambiente, contribuindo para o combate ao efeito estufa, fenômeno que causa o aquecimento global e provoca desastres naturais cada vez mais severos. 

A redução do uso de automóveis significa menor gasto com o tratamento de traumas por acidentes de trânsito, que representam de 30% a 40% do orçamento do SUS.

A tarifa zero requer um debate amplo sobre mobilidade urbana, mas seu benefício ao conjunto da sociedade é enorme. O professor e urbanista Roberto Andrés, autor de estudos sobre o tema, afirma que a tarifa cobrada do usuário opera como barreira ao uso do transporte público, diferente do que ocorre em serviços de educação, saúde, tratamento de lixo, iluminação pública, manutenção de praças etc.

O mundo exige de nós inovações e o fato é que precisamos evoluir neste debate sobre o transporte urbano em razão de seus impactos socioeconômicos. A tarifa zero é uma utopia possível e pode se tornar uma ferramenta real de combate às desigualdades sociais, além de ser grande aliada nas soluções que buscam o equilíbrio e a sustentabilidade ambiental. 

Isso resulta em melhor qualidade de vida nas cidades, agora e no futuro.

Clique aqui e confira a opinião do candidato a prefeito Geraldo Mendes sobre a importância do transporte público ser gratuito para a população de São José dos Pinhais-PR.

Confira a charge divulgada nos principais grupos de whats de SJP:

A charge é elemento crítico da comunicação social