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Foto: Google Imagem Sede física do Escritório do Google no EUA |
O gigante monopólio responsável pela gestão do Google, Facebook e Instagram está demonstrando os perigos do capitalismo na era digital.
Desde o início deste mês de agosto de 2023 a empresa iniciou um processo para bloquear notícias nas suas plataformas (Facebook e Instagram) no Canadá.
A medida surge como resposta à lei Online News Act, que pretende “obrigar” as plataformas tecnológicas – como a Meta ou a Google – a repartir receitas com os meios de comunicação canadenses pelos seus conteúdos.
Neste sentido, os utilizadores canadenses das plataformas da Meta vão deixar de conseguir ver e clicar em links de artigos de notícias colocados no Facebook e Instagram, incluindo conteúdos audiovisuais publicados pelos meios de comunicação.
A alteração teve início em agosto e vai ser colocada em prática progressivamente ao longo das próximas semanas, revelou Andy Stone, diretor de comunicação da Meta.
No caso dos meios de comunicação internacionais, a Meta refere que estes vão poder continuar a publicar conteúdos noticiosos nas redes sociais, mas que não serão visíveis pelas pessoas no Canadá.
Governo do Canadá suspende anúncios no Facebook e Instagram
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Foto: Governo do Canadá |
Depois de a Meta já ter avisado que, caso a legislação fosse aprovada, iria bloquear as notícias nas suas plataformas no Canadá, o governo canadense anunciou no início de julho de 2023 que ia suspender toda publicidade no Facebook e Instagram, numa decisão que colocou em causa um investimento publicitário anual de 7,5 milhões de dólares (cerca de 36 milhões de reais).
O projeto de lei Online News Act, aprovado em junho deste ano, visa estabelecer regras de forma a fazer com que as plataformas tecnológicas – como a Meta ou a Google – negociem acordos comerciais e repartam dividendos com as mídias canadenses pelos seus conteúdos.
De acordo com o projeto de lei, a Google e a Meta arrecadam atualmente 80% de toda a receita de publicidade digital no Canadá.
Desde 2008, fecharam mais de 450 meios de comunicação nos Canadá, 64 nos últimos dois anos, segundo a Reuters.
Na Austrália também já aconteceu uma situação similar, com a aprovação da The News Media Bargaining Code, por parte do governo australiano, lei desenhada para que as grandes plataformas tecnológicas presentes no país fossem obrigadas a pagar aos meios de comunicação locais pelos seus conteúdos.
Esta ação levou a que a Meta banisse por completo das suas plataformas os meios de comunicação australianos, de forma a não ter de pagar pelos conteúdos. O boicote durou uma semana.
A Meta forçou assim uma renegociação dos termos da lei. Mais tarde, já com as negociações fechadas, o governo australiano considerou a lei um sucesso, apontando os cerca de 30 acordos comerciais estabelecidos entre a Google e a Meta e as mídias australianas.
Atualmente são redistribuídos por ano cerca de 200 milhões de dólares (quase 1 bilhão de reais) pelos meios de comunicação locais.
Opinião - Jornalista Cristiano Bassa
Há um conflito político entre os interesses comerciais políticos do Google contra a soberania do povo do Canadá e contra a liberdade da imprensa.
Uma democracia necessita da intervenção do Estado na economia para promover bem estar social e combater desigualdades sociais com olhar progressista, isto é, o verdadeiro progresso de um país é quando todos cidadãos de um país possam vivenciar a qualidade de vida organizada pelos governos por meio das políticas públicas.
A liberdade de expressão e a Liberdade de imprensa é uma delas.
A verdadeira ditadura que vivemos é a do capitalismo estrutural. Aliado a burocracia governamental e ao tradicional modelo dos bancos com suas taxas de juros absurdas.
O modelo econômico liberal capitalista tem efeitos colaterais que prejudicam o bem estar social da população.
A compreensão do marxismo para entender a luta de classes é fundamental.
Fontes: