Se já não bastasse a xenofobia explícita realizada pela elite política de Guaratuba contra nômades e turistas que decidiram ir morar no litoral do Paraná, agora a gangue política do deputado estadual Nelson Justus se infiltrou de vez na secretaria de habitação de São José dos Pinhais na gestão Nina Singer.
A população de São José dos Pinhais desconfia de negociações ocultas entre o grupo do suplente de deputado Nelson Justus e tesoureiros da campanha eleitoral da atual prefeita Nina Singer, que é assistente social de formação mas em alguns momentos contaminada exclusivamente por projeto de poder, esquece que a função de uma verdadeira líder política é servir a população com respeito, atenção e dedicação e não oprimir os que pensam diferente e que tem necessidades mais urgentes.
Quando a politicagem se preocupa mais em se servir do "poder passageiro" do que em servir de fato a população, principalmente a mais carente, aí é o momento da imprensa realizar as devidas críticas sociais para gerar esclarecimento na sociedade.
A pergunta que não quer calar: Qual critério a prefeita Nina Singer e sua equipe utilizaram ao nomear indicação do deputado estadual Nelson Justus de Guaratuba para a secretaria de habitação em São José dos Pinhais-PR?
Seria promessa de dinheiro para a campanha eleitoral da prefeita em 2024?
São as perguntas que estão sem respostas até o momento.
Segundo a professora de história Juliana Bezerra, "A Xenofobia é um tipo de preconceito caracterizado pela aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros. Normalmente é baseado em fatores históricos, culturais, religiosos, dentre outros. Trata-se de um problema social baseado na intolerância e/ou discriminação social, frente a determinadas nacionalidades ou culturas."
Quando ocorre violência política, social e abusos de poder econômico também pode ocorrer a prática de xenofobia.
Para identificar a xenofobia é necessário observar movimentos políticos violentos motivados por elites políticas contra os mais vulneráveis em razão de sua origem territorial e da sua região de nascimento.
O deputado estadual Renato Freitas do PT do Paraná esteve na comunidade do Jd. Independência em São José dos Pinhais, na manhã de terça feira (30/05/2023) para verificar o abuso de autoridade e despejos ilegais que vem acontecendo no município.
A equipe jurídica do deputado, juntamente com movimentos sociais que lutam por moradia estão acompanhando de perto as demolições ilegais, praticadas pela secretaria de habitação do município e também o possível uso excessivo da força e abuso de autoridade de agentes de segurança do município.
O Ministério Público foi acionado pela equipe técnica do deputado estadual Renato Freitas para mais informações sobre os atos políticos da prefeitura.
Clique aqui e conheça a contribuição do Blog do Bassa com a luta por moradia em São José dos Pinhais-PR. A notícia é de 2012.
![]() |
Foto: Arquivo Pessoal - Jornal Registra |