quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Psicanálise na eleição 2022: As pessoas com mais empatia estão apoiando Lula - Os sádicos e perversos estão com Bolsonaro


Você está empoderado(a) por mérito pessoal? Parabéns. Qual o problema de apoiar as propostas políticas que irão colaborar com outras pessoas que precisam de programas sociais?

A vida em sociedade apresenta dificuldades para todas as pessoas mas forçar dificuldade para o próximo pode ser um sintoma de sadismo e perversidade.

Dizem que todo político é igual. Isso é uma falácia popular.

O caráter da militância influencia o inconsciente coletivo que resultará em políticas públicas para toda a sociedade.

Cada pessoa possui uma característica pessoal. Mesmo que tenha semelhanças com outras, as diferenças sempre existem.

A identificação ideológica na política é importante para que se possa discernir as virtudes políticas e as ignorâncias perversas.

Tudo que o homem ignora, ele desconhece. 

O conhecimento é viver uma realidade que a ignorância impede desfrutar.

Você sabe a diferença entre empatia e sadismo?

A empatia tem sido apontada como uma das habilidades mais importantes a ser desenvolvida pelas pessoas, seja dentro do ambiente de trabalho ou na vida em geral. O termo é definido pelo filósofo australiano Roman Krznaric como encontrar a humanidade compartilhada, o que envolve fazer conexões inesperadas, sair da forma usual de pensar e falar. Se preciso, superar barreiras. 

A empatia envolve três componentes: afetivo, cognitivo e reguladores de emoções. O componente afetivo baseia-se em compartilhar e na compreensão de estados emocionais e sociais dos outros.

Generosidade é a virtude de quem compartilha por bondade. Um ato de generosidade deve ser feito de forma desinteressada, sem esperar nenhum retorno. Esse é o verdadeiro altruísmo.

Alguns sinônimos para generosidade são nobreza, grandeza, dignidade, bondade, magnanimidade, benevolência, beneficência, humanidade, compaixão.

O contrário da generosidade, ou seja o antônimo da palavra, seria a avareza, ou ainda mesquinhez, ganância, egoísmo, e apologia a miséria.

Em inglês, generosidade é generosity.

O conceito de generosidade não corresponde apenas ao compartilhamento de bens materiais, a dividir coisas. Pode-se ter generosidade em ações, ao compartilhar conhecimento, ao repartir o reconhecimento e as vitórias com todos aqueles que ajudaram na trajetória.

O que é uma pessoa sádica?

Um indivíduo de personalidade sádica nada mais é que alguém que sente prazer com o sofrimento alheio. Algumas pessoas saboreiam quando percebem que alguém está sofrendo por algo. Independente se ele é o causador ou não, o importante é que se satisfaça com a dor dos outros.

Isso pode vir através de dificuldades, tragédias, episódios de violência e torcida pela derrota do próximo. Independente do que seja, este indivíduo movimenta mecanismos em sua mente que resultam em satisfação vigorosa, ainda que momentânea. 

Todavia, cabe ressaltar que nem todo mundo de comportamento sádico é um assassino em série.

Muitas pessoas sentem prazer pela tortura. 

Acontece que indivíduos que tem sadismo os seus cérebros têm uma percepção alterada do conceito de dor. Mesmo que saibam que isso estão ferindo alguém, a sensação se cruza com a da satisfação.

Esse ritual político foge da rotina comum.

Ainda que não percebam, muitas pessoas acabam cultivando a sua personalidade sádica corriqueiramente. 

Além dela, o bullying praticado nas redes sociais, nas escolas e na rua também é uma forma de sadismo. Agredindo intencionalmente um indivíduo física, verbal e emocionalmente, uma pessoa mostra a sua necessidade em ver alguém sofrendo. Naturalmente, isso mostra uma apatia pela dor provocada em quem sofre as agressões.

Sem uma guia, as crianças acabam reproduzindo esse comportamento de forma desmedida, mas e quanto aos adultos? O bullying na fase adulta demonstra uma queda de caráter gravíssima no indivíduo. Instantaneamente, ele mostra que não se importa com o bem-estar do outro e apenas a sua queda lhe satisfaz e interessa.

Quanto mais alguém sofre, mais esse ente se movimenta a uma sensação frutífera de prazer. Esse é o caminho percorrido por uma pessoa sádica: se deliciar com o sofrimento que qualquer pessoa enfrenta.

É por isso que apoiar Lula é um ato de generosidade social.

Quem está com Bolsonaro, no íntimo esconde um sadismo e uma perversidade política exageradamente cruel.

Só que a lei do retorno é inexorável e Deus sabe a verdade.

Clique Aqui para ler o artigo: Familiares tóxicos adoecem os membros da família