domingo, 18 de setembro de 2022

Senado no Paraná: Alvaro Dias lidera com 11 pontos na frente de Moro



A Pesquisa Ipec realizada presencialmente, divulgada em 16/09/2022 e encomendada pela RPC (afiliada da Globo no Paraná), aponta o senador Alvaro Dias (Podemos) como líder na disputa pelo Senado no estado, com 36% das intenções de voto. O ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) aparece em segundo lugar, com 25%. 

O resultado é da sondagem estimulada — quando os entrevistados recebem uma lista prévia de candidatos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Em comparação com a pesquisa anterior, de 23 de agosto, Alvaro Dias oscilou um ponto percentual e passou de 35% para 36%. Moro também oscilou um ponto percentual e foi de 24% para 25%.

Na nova pesquisa aparecem em terceiro lugar, empatados dentro da margem de erro, Paulo Martins (PL), com 8%, Rosane Ferreira (PV), com 3%, Orlando Pessuti (MDB), com 2%, e Aline Sleutjes (Pros), que obteve 2% das intenções de voto. 

Na sequência aparecem Desiree Salgado (PDT), Laerson Matias (PSOL) e Roberto França (PCO), com 1% cada. Carlos Saboia (PMN) oscilou para baixo e teve 0% das intenções de voto ante 1% da pesquisa anterior. Salgado, Matias, França e Saboia empatam tecnicamente com Ferreira, Pessuti e Sleutjes dentro da margem de erro, mas não alcançam Martins. Os eleitores que pretendem votar branco e nulo somaram 8%, enquanto os que não sabem ou não responderam foram 13%. 

Essa foi a segunda pesquisa do Ipec no Paraná. O levantamento ouviu 1.200 pessoas em entrevistas face a face entre os dias 10 e 15 de setembro. O nível de confiança é de 95%, segundo o instituto, e o custo foi de R$ 100.800,00. O número de registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é PR-02436/2022.

Clique Aqui e Saiba Mais