terça-feira, 13 de setembro de 2022

Mulheres na Política: Ana Júlia e Carol Dartora tem propostas para a juventude e para as mulheres

Carol Dartora e Ana Júlia: As candidatas do PT farão a diferença nestas eleições

A vereadora de Curitiba Carol Dartora do PT é candidata a deputada federal no Paraná nestas eleições 2022. Ana Júlia é candidata a deputada estadual. Ambas defendem propostas para os jovens, os negros e as mulheres na política.

CAROL DARTORA

Historiadora formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a curitibana Carol Dartora se tornou a candidata mais votada do PT com 8.874 votos no pleito de dois anos atrás. A expressividade na conquista de Carol Dartora e todas as pessoas que a apoiaram representa uma quebra de paradigma em uma das cidades mais importantes do Brasil.

A presença de uma mulher negra, eleita democraticamente, na Câmara Municipal de Curitiba abriu caminho para um novo momento.

Carol Dartora fez história, ao passo que precisa lidar com ofensas e até ameaças pelo simples fato de ser uma mulher negra determinada em transformar a realidade de uma cidade ainda conhecida pelo amplo domínio caucasiano nos espaços de poder. 

“O Brasil é um dos países mais racistas do mundo. Isso é uma realidade no país com uma população negra expressiva – mais de 56%-, mas que experimenta as piores condições. Esta realidade demonstra materialmente o peso desse racismo estrutural, assim como o fato de eu ter sido a primeira mulher negra eleita em Curitiba”, explica Carol Dartora.

Carol Dartora ressalta as dificuldades que enfrentou durante a campanha de 2020 e que sua vitória na eleição se deu por causa “da luta do movimento negro, do movimento de mulheres e de todo o campo progressista que entende a necessidade dessa participação política”. 

ANA JÚLIA

Ana Júlia Ribeiro é estudante universitária dos cursos de Direito e Filosofia. Ficou conhecida em 2016, quando foi uma das lideranças estudantis secundaristas que ocupou escolas públicas, contra a proposta de reforma na educação, feita pelo então presidente golpista Michel Temer.

Nas eleições de 2020, estreou em campanhas eleitorais e recebeu 4.538 votos, ficando numericamente à frente de outros vereadores eleitos. Porém, pela distribuição proporcional, ficou como primeira suplente do Partido dos Trabalhadores.


Ambas apoiam o presidente Lula e o ex-senador Roberto Requião.