sábado, 24 de maio de 2025

IBGE divulga estudo que mostra a realidade do Brasil na questão TEA: Dados revelam que o Brasil tem quase 2,5 milhões de pessoas com autismo

Censo do IBGE: dados revelam que Brasil tem quase 2,5 milhões de pessoas com autismo

O censo demográfico do IBGE coletou, pela primeira vez na história, informações sobre a quantidade de brasileiros com transtorno do espectro autista. Dados divulgados nesta sexta-feira (23/05/2025) revelam que 2,4 milhões de pessoas declararam ter diagnóstico de autismo feito por um profissional de saúde. 

A prevalência maior é entre os homens e o levantamento por idade revela que as crianças de 5 a 9 anos são maioria. O Sudeste concentra a maioria dos casos, com pouco mais de 1 milhão de pessoas. 


Confira abaixo a reportagem em vídeo do jornal da TV Record:




Autismo não é doença. É uma condição neurodivergente do neurodesenvolvimento

Não existe cura para o TEA. O que existe é a inclusão, acolhimento, amor, empatia, atendimento com respeito e dignidade. É responsabilidade de toda sociedade buscar a conscientização sobre a questão Autista.

Clique abaixo nas notícias relacionadas ao tema TEA veiculadas no Blog do Bassa.






Empreendedora Thalita tem
 24 anos de idade
e já faz parte da
 rede de apoio de adulto autista

Neste artigo a jovem empreendedora Thalita Bassa, escreveu sobre a importância da rede de apoio para pessoas autistas.

E defendeu mais políticas públicas para mulheres que convivam com Autistas. Sejam mães, pais e filhos, filhas, primos, primas, maridos, esposas, tios e tias, sobrinhos e sobrinhas, familiares em geral, sogra, genro, nora.

A sociedade precisa meditar, pensar e debater qual a responsabilidade das famílias quando alguém é diagnosticado com TEA e qual o dever do poder público para garantir um tratamento com dignidade para Autistas de todas idades, incluindo crianças, adolescentes e também adultos autistas.






Cristiano Bassa - Autista e Jornalista DRT 8439/PR (Administrador PUC-PR e Pós-Graduado pela UFPR - Especialista em Ciência da Comunicação)
Foto: Na biblioteca

Para Bassa, o artigo assinado pela Thalita publicado aqui no Blog do Bassa é de fundamental importância para uma leitura de qualidade para que as famílias, homens e mulheres possam refletir nas politicas públicas tanto que fortaleça o direito das mulheres  e também o respeito a mulheres que fazem parte da Rede de Apoio de pessoas autistas.




O Blog do Bassa recomenda ao público leitor a revista especializada em Autismo.
Clique aqui e conheça a Revista Autismo.