Agosto é um mês especial. Apesar da maior lembrança se concentrar na celebração do Dia Dos Pais, é um momento ao qual o país também se dedica à conscientização sobre o fim da violência contra a mulher. A campanha, criada em referência à Lei Maria da Penha, que completa 19 anos em 2025, busca mobilizar a sociedade para a necessidade de garantir um ambiente seguro e respeitoso para todas as mulheres.
Durante o mês de agosto, São José dos Pinhais promove uma série de ações para conscientizar a população sobre a importância do combate à violência contra as mulheres. A mobilização faz parte da campanha nacional Agosto Lilás, que busca reforçar o enfrentamento à violência de gênero e dar visibilidade aos canais de apoio e acolhimento disponíveis.
A programação é organizada pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio das secretarias de Segurança (Semuseg), de Esporte e Lazer (Semel), de Governo (Semgov) — por intermédio da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres, da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, além de outras pastas municipais, com apoio de parceiros públicos e privados. Entre as atividades previstas estão rodas de conversa, palestras educativas, distribuição de materiais informativos e intervenções em espaços públicos.
No dia 7 de agosto, a Patrulha Maria da Penha realiza uma Blitz no Trânsito com orientações à população. Já no dia 16, uma grande ação social será promovida na Rua XV de Novembro, das 10h às 13h, com atendimentos, serviços e informações ao público, em parceria com instituições públicas e privadas,
No Terminal Afonso Pena, a mobilização acontece no dia 26 de agosto, com foco na distribuição de materiais e orientação sobre os canais de denúncia e apoio às mulheres vítimas de violência. A Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) também participa do movimento com a realização de aulas especiais do programa MUV+, promovendo bem-estar e fortalecimento da autoestima feminina.
O encerramento da campanha acontece no dia 29 de agosto, na Câmara Municipal, com o Fórum Agosto Lilás às 14h — evento voltado a agentes comunitários, assistentes sociais, conselheiros e estudantes, que contará com palestras e rodas de conversa. Às 19h, a Procuradoria da Mulher realiza a prestação de contas das ações desenvolvidas durante o mês e encerra a campanha com uma palestra especial.
Mais informações sobre as atividades serão divulgadas ao longo do mês.
Violência contra a mulher é crime
Dados do 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelam que 1.492 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2024 no Brasil. No Paraná, os casos de feminicídio caíram 18,7% em uma década, segundo o Atlas da Violência 2025, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O número de mortes violentas de mulheres passou de 283 casos em 2013 para 230 em 2023.
Apesar da queda nos números, a luta contra a violência de gênero continua urgente e necessária.
Além da violência física, o Agosto Lilás alerta para outros tipos de agressão previstos na legislação: psicológica, moral, sexual e patrimonial, todos considerados crimes.
Acolhimento humanizado: Casa de Alice
Como parte das ações de enfrentamento à violência, o município oferece suporte direto às vítimas por meio de serviços especializados. Um dos principais é a Casa de Alice, que acolhe mulheres e seus filhos em situação de risco iminente.
Administrada pela Secretaria de Assistência Social (Semas), a unidade integra a rede da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
Reformada recentemente, a Casa passou a contar com 381,81 m² de área construída e capacidade para acolher até 20 pessoas. O atendimento é sigiloso, seguro e feito por uma equipe multiprofissional composta por psicólogas, assistentes sociais, educadoras e preparadoras de alimentos. A localização da unidade é mantida em sigilo, como medida de proteção.
Com suporte emocional e jurídico, o espaço também representa uma chance de recomeço com dignidade e segurança.
Canais de denúncia e atendimento 24 horas
Denunciar a violência é fundamental para interromper o ciclo de agressões e garantir proteção às vítimas. São José dos Pinhais disponibiliza diversos canais de atendimento que funcionam 24 horas por dia:
Central de Atendimento à Mulher: 180
Polícia Militar: 190
Guarda Municipal (Patrulha Maria da Penha): 153
Serviços de apoio em São José dos Pinhais
Além da Casa de Alice, o município conta com uma rede articulada de serviços de apoio, acolhimento e orientação para mulheres em situação de violência.
Veja abaixo os principais:
Delegacia da Mulher
Endereço: Avenida Senador Naves, nº 484 – Centro
Telefone: (41) 3753-2050
CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Endereço: Rua Janiópolis, nº 431 – Cidade Jardim
Telefone: (41) 3398-2575
CRAS – Centro de Referência de Assistência Social
Endereço: Rua Joinville, nº 2109 – São Pedro
Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais
Endereço: Rua Cel. Luiz Victorino Ordine, nº 1747 – São Pedro
Defensoria Pública do Paraná / AMPARA
Endereço: Largo Vereador Segismundo Salata, nº 192 – Centro
Telefone: (41) 3388-7550
Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres
Endereço: Rua Sete de Setembro, nº 698 – Centro
Telefone: (41) 3134-1845
Fonte: Município SJP


POR:
BASSA

