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| Eduardo Pimentel teve apoio do governador Ratinho Junior para se eleger prefeito em 2024 |
Prefeito prometeu não aumentar tarifa de R$ 6 para passageiros até o fim da licitação, mas isso vem aumentando valor da subvenção, que hoje está em R$ 725 mil por mês
O prefeito Eduardo Pimentel (PSD) afirmou que o aumento do subsídio para o transporte de Curitiba é necessário para manter a qualidade do serviço oferecido à população. Além disso, o prefeito disse que a Prefeitura está “saudável financeiramente” e que tem como arcar com o custo.
As declarações de Pimentel foram dadas nesta quarta-feira (2) durante evento na praça Elias Abdo Bittar, no Água Verde. Nesta semana, a Prefeitura afirmou que a tarifa do ônibus na cidade não subirá até que seja encerrada a transição para os vencedores da licitação do transporte, que deve ser realizada no fim deste ano.
Como o custo do sistema só vem aumentando, isso significa que a subvenção dada pela Prefeitura aos empresários do transporte deve ser cada vez maior. O período de transição para os novos operadores do sistema (caso a licitação seja vencida por outros empresários) pode ser de até dois anos. Até lá, o contrato com os atuais donos das concessões será estendido.
Segundo reportagem publicada pelo Plural, em 2024 o subsídio do sistema chegou a R$ 150 milhões (mais de R$ 400 mil por dia). Neste ano, em apenas seis meses, o subsídio chegou a R$ 132 milhões (perto de R$ 725 mil diários). O aumento, caso o segundo semestre seja igual, pode chegar a 76% em apenas um ano.
Pimentel afirmou que os detalhes finais do edital de licitação ainda dependem de um estudo que está sendo realizado pelo BNDES. A ideia da Prefeitura é apresentar as regras do edital em agosto e concluir a licitação até o fim do ano, num leilão na Bovespa, em São Paulo.
Hoje, a tarifa paga pelo passageiro em Curitiba está em R$ 6, mas a tarifa técnica (que mede o custo para o transporte por pessoa e representa o valor pago aos empresários) está acima de R$ 8.
Fonte: Rogerio Galindo / site Plural


POR:
Thalita Bassa

