segunda-feira, 26 de maio de 2025

São José dos Pinhais conquista 32 medalhas na 13ª edição do Jogos Paradesportivos do Paraná

 

Das medalhas conquistadas, dez são de ouro, cinco são de prata e outras cinco são de bronze.

São José dos Pinhais brilhou mais uma vez nos Jogos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS), competição promovida pela Secretaria de Estado do Esporte e pela Paraná Esporte. Neste ano, o município conquistou um total de 32 medalhas — sendo 17 de ouro, 9 de prata e 6 de bronze — nas duas etapas do evento, realizadas entre abril e maio, em Foz do Iguaçu.

De acordo com o secretário da Secretara Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Leandro Quevedo, o resultado é animador e mostra o compromisso da administração municipal em promover o esporte inclusivo.

“O objetivo é levar mais atletas e participar de mais modalidades na próxima edição, pois sabemos que temos potencial para conquistar ainda mais. Foi lindo ver o empenho e a dedicação dos nossos paratletas”, disse o secretário.

Com uma delegação, composta por 44 integrantes, entre atletas, técnicos e equipe de apoio, São José dos Pinhais competiu com representantes em diferentes modalidades, reafirmando seu compromisso com o incentivo ao paradesporto.

“Desde 2023, o município participa ativamente da competição e, em 2025, ampliou o número de atletas e categorias”, explica o chefe da Divisão de Esportes de Rendimento da Semel, Fabiano Prado.

Etapas

Na primeira etapa, realizada em abril, o destaque ficou por conta do tricampeonato da equipe masculina de futsal para deficientes auditivos (DA). A cidade também foi representada no paraciclismo com atletas das categorias de deficientes físicos (DF) e visuais (DV), alcançando ótimos resultados.

A segunda etapa, disputada de 15 a 18 de maio, teve representantes de São José dos Pinhais nas provas de paratletismo e natação. Os atletas competiram em provas de pista (100m, 200m, 400m e 1500m), arremesso de peso e disco, além das disputas na piscina com nadadores deficientes visuais.

Entre os grandes destaques individuais estão Eduardo, que conquistou três ouros nos 100m, 200m e 400m; Lorran, com duas medalhas de ouro nos 100m e 400m; e Paulo César, que também subiu ao lugar mais alto do pódio em duas provas (400m e 800m). Paulo ainda havia vencido outras duas provas (1.500m e 5.000m) no Meeting de Atletismo Paralímpico, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, realizado em Curitiba no início de maio.

Sobre os Jogos PARAJAPS

A participação nos Jogos PARAJAPS é possível graças à parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São José dos Pinhais. Segundo Prado, o Estado é responsável por alimentação e hospedagem dos atletas durante o evento, enquanto o município cobre transporte, suporte técnico e outras despesas.

“Já os treinamentos ao longo do ano ficam por conta dos próprios atletas, com apoio técnico eventual oferecido pela Semel”, completa.

Bolsa atleta

Outro incentivo oferecido por São José dos Pinhais é o Programa Bolsa Atleta, que atualmente beneficia cerca de 20 paratletas do município, oferecendo apoio financeiro para cobrir custos de preparação e participação em competições.

Fonte: Município SJP