quarta-feira, 21 de maio de 2025

Água de 80% dos rios de Curitiba tem qualidade ruim e péssima

Monitoramento da qualidade detectou piora da qualidade em bacias hidrográficas da cidade

Ribeirão dos Padilhas. Foto: Levy Ferreira/SMCS



De 121 pontos de monitoramento da qualidade da água em rios e outros corpos hídricos de Curitiba, apenas dois tem qualidade boa e nenhum tem qualidade ótima. As amostras da maioria absoluta - 66% - registraram qualidade ruim e outros 14% tiveram qualidade Péssima. A escala de qualidade começa em ótima e vai até péssima.

Os dados são da Agência Nacional de Águas referentes ao segundo semestre de de 2024. O histórico dos resultados do monitoramento da qualidade da água nos corpos hídricos desde 2016 foi encaminhado à Câmara Municipal de Curitiba em resposta a um pedido de informação do vereador Marcos Vieira (PDT).

Os dados também mostram que a qualidade da água piorou no último ano. Na Bacia do Rio Barigui, por exemplo, dos 39 pontos de monitoramento, seis tinham registrado boa qualidade em 2023, mas no segundo semestre nenhum ponto registrou qualidade superior a razoável.

O mesmo aconteceu na bacia do Passaúna, que foi de um ponto com qualidade ótima e seis com qualidade boa para nenhum com qualidade ótima e só duas com qualidade boa.

O monitoramento mostra que apesar de contemplada por diversas bacias hidrográficas, Curitiba transformou rios em esgoto.

Clique aqui e confira os dados

Fonte: Plural Curitiba