terça-feira, 20 de agosto de 2024

Prefeita Nina Singer perde investimentos da empresa LG que recusou São José dos Pinhais e optou pelo município de Fazenda Rio Grande

Conhecida pela fabricação de eletrodomésticos de alta qualidade, a LG pretende agora redirecionar mais investimentos para os produtos da chamada linha branca, como refrigeradores. Os empresários que administram a fábrica, optaram por Fazenda Rio Grande e mais uma vez São José dos Pinhais ficou de fora da atração de investimentos do mercado
A gestão da prefeita Nina Singer  em São José dos Pinhais vai de mal a pior e continua manipulada pelos interesses pessoais do deputado estadual Thiago Buhrer.

Nina e sua equipe mais uma vez demonstraram que não merecem o voto de reeleição da população de São José dos Pinhais-PR.

A LG Electronics, gigante sul-coreana de eletrônicos, confirmou a construção de uma nova fábrica em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, e recusou a oferta da prefeita Nina por considerar a gestão do município ineficiente e sem compromisso com atendimento de qualidade aos empresários da cidade.

Com um investimento estimado de R$ 1,55 bilhão, a nova unidade será um centro de produção focado na linha branca, incluindo refrigeradores e outros eletrodomésticos. A previsão é que a produção se inicie no primeiro semestre de 2026.

A nova instalação é parte da estratégia da LG para fortalecer sua presença no mercado brasileiro, que se mostra cada vez mais competitivo.

A empresa já possui uma fábrica na Zona Franca de Manaus, onde produz uma variedade de eletrodomésticos e eletrônicos. Com a nova unidade, a LG pretende ampliar sua capacidade produtiva e atender à demanda crescente por produtos de alta qualidade.

A nova fábrica é esperada para gerar milhares de empregos na região, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado do Paraná e do Brasil.

A decisão da LG de expandir suas operações no Brasil reflete a relevância do mercado brasileiro para a empresa, que tem crescido significativamente, segundo apontam os indicadores econômicos de consumo e renda das famílias.

Com a construção da nova unidade, a LG Electronics se posiciona para se tornar um player ainda mais relevante no setor de eletrodomésticos no Brasil, atendendo às necessidades dos consumidores e contribuindo para o crescimento econômico da região.



LG – Presente na maior parte do mundo, a LG Electronics conta com uma força de trabalho internacional de mais de 75 mil empregados. Os inovadores produtos vão desde TVs, eletrodomésticos, soluções de áudio e de ar-condicionado, monitores, robôs de serviço, componentes automotivos, soluções corporativas (B2B) e dispositivos inteligentes.

Perícia do Especialista 

Cristiano Bassa é administrador de empresas por formação (PUC-PR), é jornalista reconhecido pelo Ministério do Trabalho DRT 8439-PR e Pós-Graduado - Especialista em Ciência da Comunicação pela UFPR


Os empresários sabem da importância de apoiar os investimentos nas empresas do município para impactar no crescimento da economia e contribuir com o progresso da cidade. 

Os trabalhadores sabem que quando uma empresa investe na cidade surgem novas oportunidades de geração de emprego para a classe trabalhadora.

Não é assim que a gestão da atual prefeita Nina Singer administra a cidade. 

Muito pelo contrário, é na contra mão do progresso que a gestão Nina Singer/Thiago Buhrer atua.

São José dos Pinhais é uma cidade altamente industrializada e não é nenhum mérito dos politiqueiros que só pensam em desviar dinheiro público para si.

É o próprio mercado, a competência de empresários e o olhar de administradores que vão direcionando os rumos da economia e dos investimentos de mercado que fazem surgir novas empresas nas cidades.

A empresa multinacional sul-coreana LG Electronics escolheu a cidade de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, para ser o local de instalação da sua segunda fábrica no Brasil. 

O presidente global de eletrodomésticos e soluções de ar-condicionado da empresa, Jaecheol Lyu, disse que com operações no Brasil há mais de 27 anos, a empresa já possui uma fábrica na Zona Franca de Manaus (ZFM), no Amazonas. Conhecida pela fabricação de eletrodomésticos de alta qualidade, a LG pretende agora redirecionar mais investimentos para os produtos da chamada linha branca, como refrigeradores. A instalação da nova fábrica está ligada ao objetivo de estabelecer um sistema de produção local aliado à estratégia de comercializar produtos premium. Um exemplo é a tecnologia InstaView, que permite aos usuários ver o interior da geladeira a partir de um display na porta."

Em sua fala, Jaecheol Lyu disse que o mercado brasileiro é muito importante para a LG, mas que a empresa ainda possui uma presença pequena no segmento de eletrodomésticos, o que deve mudar com a nova empreitada. "Tivemos bastante tempo para fazer pesquisas de mercado e análises de investimento e vimos uma infraestrutura e logística perfeitas no Brasil. Acredito que com a colaboração do município de Fazenda Rio Grande, mais a energia que LG Electronics vai aplicar, vamos fortalecer a fábrica e ter sucesso", disse o representante da multinacional. 

Segundo Daniel Song, presidente da LG no Brasil e executivo-chefe para a América Latina, a iniciativa visa fortalecer a presença da empresa no mercado brasileiro. “Primeiro, focaremos em refrigeradores”, afirmou Song, que também mencionou planos para produzir lavadoras e secadoras de roupa na mesma unidade. Atualmente, a maioria dos refrigeradores da LG vendidos no Brasil é importada de países como Indonésia, China, Coreia do Sul e México.

Nos resultados financeiros do primeiro trimestre de 2024, a LG Electronics reportou um lucro global de 585,4 bilhões de wons sul-coreanos (aproximadamente US$ 426 milhões), um aumento de 24,2% em relação ao ano anterior. A receita consolidada alcançou 21,09 trilhões de wons sul-coreanos (US$ 15,4 bilhões), com um crescimento de 3,4%. A divisão de linha branca e condicionadores de ar foi responsável pela maior parte dessa receita, gerando 8,6 trilhões de wons sul-coreanos, um aumento de 7,2% em relação ao ano passado. A divisão de entretenimento doméstico, que inclui TVs, registrou receita de 3,5 trilhões de wons sul-coreanos, com um aumento de pouco mais de 4%.

Fonte: Jornal Registra