![]() |
Vice-prefeito professor Assis representou São José dos Pinhais na premiação sobre boas práticas de saneamento básico |
As boas práticas do município foram reconhecidas na categoria Melhores Evoluções em Perdas de Água da 7ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso & ESG”, promovido pelo Instituto Trata Brasil (ITB).
Os percentuais de São José dos Pinhais estão alinhados com os padrões de excelência em perdas de distribuição (inferior a 25%), de acordo com a meta para 2024 estabelecida pelo marco legal do saneamento (Portaria nº 490 do Ministério das Cidades). A análise desta categoria levou em consideração a evolução do IN049 – Índice de Perdas na Distribuição do SNIS dos 100 municípios brasileiros mais populosos presentes no Ranking de Saneamento do ITB.
A cerimônia de premiação foi realizada no dia 9 de agosto, em São Paulo (SP). O evento foi organizado em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (CEISA-FGV). O vice-prefeito de São José dos Pinhais, Professor Assis, esteve presente na ocasião representando a prefeita Nina Singer.
Segundo Assis, foi uma imensa satisfação receber a premiação concedida pelo Instituto Trata Brasil. “Este é um reconhecimento importante pelas excelentes práticas de saneamento básico que temos desenvolvido em nosso município. Em um momento em que tantos brasileiros ainda sofrem com a precariedade do acesso à água potável e à coleta de esgoto, é um motivo de orgulho para nossa comunidade alcançar essa conquista”, afirmou o vice-prefeito.
Assis destacou ainda que a atual gestão tem uma grande responsabilidade socioambiental e tem buscando constantemente formas de reduzir perdas e garantir um serviço mais eficiente e de qualidade para os são-joseenses. “Este prêmio é um incentivo para continuarmos trabalhando em prol do bem-estar de nossa comunidade e da preservação de recursos naturais”, enfatiza.
Na cerimônia também esteve presente o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile. Conforme divulgado pela assessoria de imprensa, desde 2017 a Companhia vem aplicando uma metodologia de balanço hídrico e nível econômico de perdas, chamada de International Water Association (IWA), para a elaboração dos planos de ações, principalmente com relação ao direcionamento de pesquisa de vazamento e controle de pressão.
“É um trabalho de longo prazo com reuniões mensais sobre o tema nas cinco regiões do estado visando a redução do indicador estratégico de perdas por ligação. E está dando resultados”, disse Stabile durante sua participação no painel temático sobre redução de perdas realizado na cerimônia de premiação.
Sobre o prêmio
No Brasil, segundo indicadores nacionais, a precariedade do saneamento básico é vivida por milhões de pessoas. Cerca de 33 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e 93 milhões não são atendidos com coleta de esgoto. De acordo com o ITB, 51,2% do volume de esgoto gerado é tratado. Ou seja, mais de 5,5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.
Para prestigiar as boas práticas de municípios e empresas comprometidas com a preservação ambiental e saneamento básico, o Instituto Trata Brasil (ITB), organização da sociedade civil dedicada ao avanço do saneamento básico e proteção dos recursos hídricos do país, premiou municípios de todo Brasil em quatro categorias: Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento, Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto, Melhores Evoluções em Perdas de Águas e Melhores Casos de ESG.
Na mesma categoria que São José dos Pinhais (Melhores Evoluções em Perdas de Águas) foram premiados os municípios de Petrópolis (RJ) e Taboão da Serra (SP). Em Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento foram reconhecidas as boas práticas dos municípios de São José dos Rio Preto (SP), Sorocaba (SP) e Niterói (RJ). Já na categoria Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto foram premiados Mauá (SP), Cuiabá (MT) e Aparecida de Goiânia (GO).
Na última categoria, Melhores Casos de ESG, foram premiadas a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) e a Aegea Saneamento. Para saber mais acesse o site https://tratabrasil.org.br/.
Foto: Divulgação
Fonte: Assessoria de Imprensa SJP