![]() |
Foto: Ilustração Prefeita Nina Singer e o vice-prefeito professor Assis tiveram as contas aprovadas de 2021 pela Câmara Municipal de São José dos Pinhais-PR em agosto de 2023 |
![]() |
Câmara Municipal de São José dos Pinhais-PR Foto: Divulgação |
A Câmara Municipal de São José dos Pinhais aprovou, na última terça-feira (08 de agosto de 2023), durante a 46ª Sessão Ordinária, a prestação de contas da Prefeitura de São José dos Pinhais, referente ao exercício de 2021.
Segundo a assessoria de imprensa da Câmara, "A decisão seguiu o parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR)."
De acordo com o Projeto de Decreto Legislativo nº 1643 de 2023, as contas aprovadas são relativas ao primeiro ano do mandato da prefeita Nina Singer.
Antes de ir ao plenário, o documento foi apreciado pela Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, que sustentou a decisão do TCE-PR de regularidade das contas. Fazem parte, o presidente da Comissão, vereador Bira do Banco, e os membros, os vereadores Ailton Fenemê e Silvio Mecânico.
As contas de um município englobam documentos de natureza contábil, orçamentária, financeira, patrimonial e operacional. Todos eles são relativos a um exercício financeiro e planejado pelo Poder Executivo, mediante à análise do TCE-PR e também da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.
A Constituição Federal determina que o Poder Legislativo Municipal seja responsável pelo controle externo do Poder Executivo. Para isso, recebe o auxílio técnico do TCE.
![]() |
Foto: Divulgação |
OPOSIÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS-PR TERÁ VÁRIAS OPÇÕES AO ELEITOR EM 2024
![]() |
Foto: Ilustração |
Há um ano da próxima eleição municipal que ocorrerá com segundo turno no ano que vem (2024) pelo fato que o município registrou mais de 200 mil eleitores no Fórum Eleitoral, as oposições na cidade se articulam nos bastidores dos partidos políticos.
Em 2024 será a primeira eleição municipal da história de São José dos Pinhais-PR que terá segundo turno. Não há nenhum favorito até o momento.
Ano que vem a população brasileira voltará as urnas, desta vez para votar em prefeito e vereador em seus municípios.
Enquanto isso, as lideranças partidárias de São José dos Pinhais correm atrás do recrutamento de possíveis candidatos a vereador e até mesmo candidatos a prefeito e vice.
Os partidos que ainda zelam por ética na política, irão valorizar os quadros antigos do partido e os que zelam pelos seus programas partidários irão valorizar candidatos que defendam o mesmo programa ideológico.
Já os militantes desonestos, mesmo sabendo que algum pré-candidato apoia o programa do partido, provavelmente estes vão dizer que o mesmo não apoia, quando houver competição por poder interno.
A população estará atenta para saber se o candidato a vereador e prefeito votou em Lula e no Bolsonaro em 2022. Isso terá impacto no voto em 2024, já analisam os cientistas políticos.
Os "politiqueiros" que não gostam de assumir se votou no Lula ou no Bolsonaro serão cobrados pela imprensa e pela população para que tenham compromisso com a verdade.
Já os partidos que existem apenas como balcão de negócios, estes agem como usurpadores do dinheiro público e continuarão a existir apenas para negociar cargos na administração pública, mesmo que o politiqueiro não tenha nem sequer a formação em administração. O que deveria ser necessário para quem quer trabalhar na administração pública.
Os pré-candidatos a prefeito(a) em São José dos Pinhais ainda estão indefinidos. Apesar das contas aprovadas da atual prefeita Nina Singer, até mesmo ela não sabe se será candidata a prefeita, afinal, a escolha de todos os candidatos e candidatas necessita de aprovação nas convenções partidárias.
Apesar que a maioria dos partidos trata as convenções apenas como atos simbólicos porque a definição dos nomes ocorre sempre nos bastidores da política e no silêncio da classe trabalhadora.