![]() |
Clique na imagem para ampliar |
A imprensa tem mais credibilidade que o próprio Congresso Nacional e os partidos políticos, o que confirma mais uma vez a importância da campanha de conscientização pela valorização dos jornalistas, veículos de comunicação de base e trabalhadores da comunicação social que são responsáveis pelo serviço de utilidade pública no combate as fakenews nas redes sociais.
O Blog do Bassa atua na divulgação de matérias sempre respeitando a fonte da informação com credibilidade, redistribui o conteúdo nas plataformas whats, facebook, twitter, instagram, linkedin em diversas regiões do Brasil.
Esta veiculação de conteúdos é uma mão-de-obra que precisa ser mais valorizada pelas autoridades políticas e lideranças no serviço público que compõe a democracia: legislativo, executivo e judiciário.
Na prática, o Blog do Bassa é um jornal online com o propósito de veicular informações, notícias e campanhas para cumprir um serviço de comunicação social e atender o público que necessita de informações verdadeiras nas redes sociais e de uma opinião periciada por um Especialista em Comunicação pela UFPR.
Na maioria das vezes a disputa interna por espaços de poder estimula um ambiente hostil e tóxico entre militantes e pessoas que atuam para contribuir com a construção partidária.
O problema disto é quando algumas pessoas boicotam ou se movimentam diretamente para derrubar uma outra pessoa que é vista com potencial de crescimento político e social no mesmo campo de atuação.
FOGO-AMIGO é a energia que prejudica a credibilidade dos partidos políticos
De acordo com a pesquisa, até mesmo as igrejas tem mais confiança da população contra os partidos políticos.
Na "atmosfera politiqueira" muitos políticos e militantes atuam sem a ética partidária e na busca gananciosa pelo poder muitas vezes se movimentam para prejudicar o próprio companheiro do mesmo campo político de atuação em um jogo psicótico de vale-tudo pelo poder.
Isto acontece em diversos ambientes políticos, entre eles, partidos políticos e também nas instituições públicas.
Fogo-amigo é o ataque feito por amigos, colegas ou aliados. Expressão utilizada em guerras quando algum ataque ou bombardeio atinge as próprias tropas ou as tropas aliadas, normalmente por erro de cálculo ou de interpretação. Diz-se, também, de atitudes de traição.
Fogo amigo (do inglês: friendly fire) é uma expressão eufêmica utilizada militarmente no que tange os aspectos de ataques aliado a aliado, ou inimigo a inimigo.
Tal expressão ganhou maior reconhecimento, pois nas guerras atuais, em que não existe tanto contato físico com o inimigo, a simples suposição de um alvo faz com que o soldado queira abate-lo, antes que o inimigo o faça. Isso é a grande causa de vítimas aliadas em guerras.
![]() |
Um bombardeiro Boeing B-17 sendo danificado por fogo amigo, quando foi atingido por bombas soltadas por um avião sobrevoando acima dele |
O aviador militar e político italiano Italo Balbo foi uma das vítimas notáveis de fogo amigo. Balbo foi abatido por engano pela artilharia antiaérea italiana em Tobruk em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial.
Em tese, "quando se destrói um veículo onde está um aliado e este se prejudica, dá-se o fogo amigo.".
Fonte de referência sobre o conceito de fogo-amigo: Wikipedia