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As campanhas das cores nos calendários nos mostram que uma campanha de verdade precisa no mínimo cumprir os 30 dias do respectivo mês |
Livros, revistas, jornais, sites de notícias, colunas de opinião de especialistas fundamentadas, cinema, teatro, música, redes sociais, notícias, informações, diversidade cultural.
Todos esses elementos são também geradores de mídia e comunicação social. São produções artísticas e culturais que proporcionam utilidade pública a toda população.
A charge é um texto do campo jornalístico que apresenta elementos verbais e não verbais e tem como principal característica a realização de uma crítica do cotidiano.
O termo charge é oriundo do francês charger e que significa carga, exagero e ataque violento. As charges retratam situações da atualidade.
Por meio da charge, o leitor tem a capacidade de compreender a dinâmica de acontecimentos ocorridos em toda a sociedade.
O chargista, como é chamado o profissional que desenha charges, precisa estar inteiramente familiarizado com os assuntos jornalísticos para conseguir retratar e transmitir a mensagem em um único quadro de elementos gráficos.
De acordo com o Dicionário de gêneros textuais, a charge é uma “palavra de origem francesa que significa carga, ou seja, algo que exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco ou ridículo”. Assim, a charge é um texto híbrido (verbal e não verbal) que pretende satirizar ou criticar alguém ou algum momento do presente.
Características da Charge
Retrata a atualidade;
É usada em uma notícia que retrata um fato social ou político de relevância;
Se origina na notícia jornalística;
Reflete na imagem o posicionamento editorial do veículo;
A charge também pode ser chamada de texto visual em que utiliza o humor ao mesmo tempo em que critica;
Como se alimenta da novidade, é tida como uma narrativa efêmera;
Caso não venha acompanhada de uma notícia, pode não ser compreendida pelo leitor.
Charge Política
Por ser íntima da atualidade, a charge é amplamente utilizada no debate jornalístico que trata da política. É de fundamental importância os jornais destinarem um espaço exclusivo à postagem de charges.
Confira abaixo algumas charges do Bassa que intensificam o trabalho de comunicação social e a defesa pela democratização da mídia, liberdade de imprensa, mais investimentos da comunicação social e nos comunicadores profissionais.
A arte, comunicação e a cultura estão diretamente relacionadas entre si e fazem parte da necessidade de consumo humano em todas as tribos.
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Charge do Bassa feita em 2022 para resgatar o debate político democrático sobre a necessidade da democratização da mídia |
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Cristiano Bassa é graduado em Administração de Empresas (PUC-PR) Jornalista (DRT 8439/PR) Pós-Graduado - Especialista em Comunicação Política e Imagem (UFPR) |