domingo, 28 de maio de 2023

Junho Violeta: Proposta de campanha do deputado estadual Cobra Repórter quer trabalhar a conscientização dos direitos das pessoas idosas

Deputado estadual do Paraná Cobra Repórter quer reforçar a importância da campanha Junho Violeta em todos os municípios do Paraná
Foto:  Divulgação / ALEP

Tudo que um avô ou uma avó sonha neste Mundo é que seus netos e netas possam trabalhar com dignidade, estudar e garantir renda digna para que não haja a necessidade desgastante do neto ter que pedir dinheiro para que possa pagar suas necessidades básicas como alimentação, moradia, estudo, remédios, transporte, entre outras necessidades básicas materiais de sobrevivência.

Afinal, é dever do Estado garantir os direitos básicos para todo cidadão.

Um idoso que já muito contribuiu com a sociedade após anos de vida pagando impostos diversos, tem experiência e muito trabalho em prol das pessoas quando chega na idade idosa ele quer "sombra e água fresca" para que possa viver com a dignidade que merece.

Lei do deputado estadual Cobra Repórter defende os direitos da pessoa idosa por meio da campanha Junho Violeta

Campanha Blog do Bassa apóia Junho Violeta


O Junho Violeta, lei 20.252/20 de autoria do deputado estadual Cobra faz parte de um trabalho de conscientização da população para mostrar a importância de respeitar o idoso e denunciar todo e qualquer tipo de violação dos direitos da pessoa idosa.

"Essa dura realidade de maus-tratos contra os idosos deve ser combatida. Para isso, informação e denúncia são fundamentais”, destacou o deputado estadual Cobra Repórter, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

O deputado ressalta que o Junho Violeta tem vários objetivos como garantir a dignidade e o respeito à pessoa idosa, promover ações, combater a violência contra idosos e defender seus direitos. 

O Junho Violeta tem como símbolo um laço de cor violeta sendo, anualmente, incentivada a iluminação ou decoração voluntária da parte externa de prédios públicos ou privados, com luzes ou faixas na cor violeta.

A Assembleia Legislativa do Paraná estará com o prédio na iluminação da cor violeta durante o mês de junho e o presidente da Comissão está organizando o 1º Seminário “FELIZ CIDADE DOS IDOSOS”. 

O objetivo é ouvir os cidadãos, os idosos, governos, parlamentares, conselhos municipais e Idosos, realizando um raio X sobre a qualidade de vida e as necessidades dos idosos, especialmente pós-pandemia. 

“Quero aproveitar a oportunidade e fazer um alerta: quando falamos em violência contra os idosos, lembramos da violência física. Mas a violência contra os idosos tem muitas faces e se manifesta no cotidiano de várias formas”, afirmou o deputado Cobra Repórter.

O deputado lembra que a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa também possui um canal de denúncias: “Quero ressaltar que o nosso site www.defesadosidosos.org também tem um canal para denúncias. Todas elas são, prontamente, encaminhadas para que as autoridades competentes investiguem”.

Foto: Ilustração
A alegria de um avô e vovó é que o mercado de trabalho acolha com dignidade seus netos e netas

Forte Idoso

Um dos projetos do deputado voltado para esta área é a Força-Tarefa de Defesa do Idoso tramitando na Assembleia Legislativa: a FORTE IDOSO. O texto do projeto estabelece que a Força-Tarefa terá um coordenador geral responsável pela execução das políticas públicas de defesa do idoso, recebendo integral assessoramento e apoio administrativo.

Estão entre os objetivos da FORTE IDOSO: desenvolver ações de garantia dos direitos dos idosos; ações para erradicação dos idosos em situação de rua; realização operacional de ações estruturadas e integradas, de resultado imediato e efetivo, de prevenção, combate e repressão aos crimes contra o idoso.

Perícia do Especialista - Cristiano Bassa



Aos idosos que são vovô e vovó nos tempos atuais o Blog do Bassa acredita que a família deve ser respeitada em sua completa integridade por todos setores sociais e políticos.

O governo tem o dever de trabalhar para aplicar a lei e colocar em prática o que diz a constituição no que se refere a direito a saúde, educação, segurança, moradia, assistência social, lazer, cultura, habitação de qualidade, entre outros, para todas as classes sociais e gêneros diversos, afinal, somos todos seres humanos, brasileiros e no nosso estado, paranaenses.

Quando alguém desrespeita um neto ou neta de um avô ou avó, isso pode deixar o idoso triste e provocar problemas de saúde no idoso. Para o Blog do Bassa isto também pode ser considerado como violar os direitos da pessoa idosa.