![]() |
Imagem: Redes Sociais |
Essa semana, o meme que aparece aí viralizou nas redes sociais. Aproveitei a oportunidade e levei a imagem pra sala de aula pra discutir com meus alunos da disciplina de Planejamento de Marketing Digital sobre essa mudança na estética do McDonalds.E foi aí que uma aluna fez um comentário bem interessante. Vou resumir aqui.
Segundo ela, essa mudança bem considerável faz pensar sobre como é importante a adaptação das estratégias de marketing e a manutenção da imagem da marca ao longo dos anos, independente do seu público.
O McDonalds passou de uma criança feliz para um adulto de meia idade depressivo porque seu público também passou de uma criança feliz para um adulto de meia idade depressivo.
O público, que era criança, cresceu e continuou sendo fiel à marca. Com isso, nada mais justo do que se adaptar para conversar com "este" público. Ou, quem sabe, essa lealdade tenha acontecido justamente porque o restaurante acompanhou o crescimento de seu público.
Além disso, as regras (tanto legais quanto sociais) também mudaram. Não é mais tão aceito oferecer McDonalds regularmente para crianças, já que hoje é de conhecimento comum o nível dos danos à saúde dos pequenos.
A rede de restaurantes teve que alterar seu menu para incluir frutas e legumes (maçã, cenoura).
O que antes era um agrado para crianças, hoje é um agrado depois de uma semana estressante para um adulto sobrecarregado.
Artigo escrito por Cristian Schaeffer - Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS). Professor de marketing empresarial.