domingo, 28 de maio de 2023

Cristian Schaeffer - professor de marketing faz uma análise sobre as mudanças da marca McDonald´s

Imagem: Redes Sociais



Confira o artigo do professor de marketing - Cristian Schaeffer - em uma análise que ele faz sobre a inovação da marca da empresa Mcdonald´s:

Essa semana, o meme que aparece aí viralizou nas redes sociais. Aproveitei a oportunidade e levei a imagem pra sala de aula pra discutir com meus alunos da disciplina de Planejamento de Marketing Digital sobre essa mudança na estética do McDonalds.

E foi aí que uma aluna fez um comentário bem interessante. Vou resumir aqui.

Segundo ela, essa mudança bem considerável faz pensar sobre como é importante a adaptação das estratégias de marketing e a manutenção da imagem da marca ao longo dos anos, independente do seu público.

O McDonalds passou de uma criança feliz para um adulto de meia idade depressivo porque seu público também passou de uma criança feliz para um adulto de meia idade depressivo.

O público, que era criança, cresceu e continuou sendo fiel à marca. Com isso, nada mais justo do que se adaptar para conversar com "este" público. Ou, quem sabe, essa lealdade tenha acontecido justamente porque o restaurante acompanhou o crescimento de seu público.

Além disso, as regras (tanto legais quanto sociais) também mudaram. Não é mais tão aceito oferecer McDonalds regularmente para crianças, já que hoje é de conhecimento comum o nível dos danos à saúde dos pequenos. 

A rede de restaurantes teve que alterar seu menu para incluir frutas e legumes (maçã, cenoura).

O que antes era um agrado para crianças, hoje é um agrado depois de uma semana estressante para um adulto sobrecarregado.

Artigo escrito por Cristian Schaeffer -  Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS). Professor de marketing empresarial.