![]() |
Educadora Maria Thereza Romanó Foto: CMSJP Divulgação |
A homenagem teve origem por meio do vereador José Possebon (Pros) e outorgado, em votação, pela Casa. Thereza já foi freira da Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado e trabalhava como missionária ministrando catequese na cidade de Londrina, norte do Paraná. Ao aceitar um convite, passou a integrar a equipe educacional da Fundação Itaqui e se tornou a diretora do Colégio Estadual Tiradentes, na Borda do Campo.
A partir de então, começou a se envolver cada vez mais na comunidade, e passou a lecionar na própria Escola Tiradentes as matérias de “Técnicas Agrícolas e Pecuária” e também “Formação para o Lar”. Trabalhava naquilo que acreditava: a escola pública oferecendo um ensino de qualidade e incluindo matérias que ajudariam os alunos a ter conhecimentos para eles próprios contribuírem no crescimento da própria região em que viviam.
A professora Maria Thereza, também presidente da Fundação Itaqui, agradeceu aos Votos de Louvor e enalteceu o trabalho em equipe. “Esse trabalho foi feito em equipe. Tenho profunda gratidão a todas as pessoas que colaboraram comigo. Eu acredito em um trabalho em conjunto entre escola, igreja, família e o Governo, sempre pensando na promoção da vida humana. O Brasil precisa ser cada vez mais forte e isso começa pela educação”, disse ela, durante a Sessão.
Na tribuna, o ex-aluno Márcio José Pelinski, hoje professor e diácono, destacou o desenvolvimento e as atividades que fazem história no Colégio Estadual Tiradentes. Já a sobrinha de Thereza, Karin Romanó, falou sobre as etapas de sucesso que da professora, diretora e presidente da Fundação Itaqui.
Aprovado
Pela maioria dos votos, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 771/2023, do Poder Executivo, em regime de urgência, que concede reajuste linear a título de revisão geral da remuneração dos servidores públicos municipais, dos subsídios de agentes políticos e dos benefícios previdenciários mantidos pelo PREV-SÃO JOSÉ.
Requerimentos
Do vereador Professor Abelino (Cidadania), o requerimento nº 79 de 2023 foi aprovado. Ele pede que sejam registrados Votos de Louvor e Reconhecimento, com outorga de Diploma do Legislativo, à empresa Renault do Brasil pelos 25 anos no Brasil.
Do vereador Wilson Cabelo (PP) foram aprovados dois requerimentos: o nº 80 de 2023 pede Votos de Pesar pelo falecimento de Seonita França da Silva, conhecida como Tita, prima do vereador Wilson Cabelo. Outro, nº 81 de 2023, pede registrado de Votos de Louvor e Reconhecimento, com outorga de Diploma do Legislativo, à Associação de Moradores da Vila Quissisana (ASMOVIQ) pelos relevantes serviços prestados à comunidade são joseense.
SJP poderá ter corridas de rua para pessoas com deficiência e isenção de taxa
O município de São José dos Pinhais poderá incluir a categoria ‘atletas com deficiência’ em atividades oficiais de corrida de rua. Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, em 1º turno, durante a 28ª Sessão Ordinária, nesta quinta-feira (18), o Projeto de Lei nº 695/2023, do vereador Silvio Santo, que defende o movimento. Além disso, o PL traz a isenção de taxa para esse público.
O projeto foi aprovado pela unanimidade dos presentes e agora retorna à Ordem do Dia na próxima sessão para a aprovação em 2º turno. O artigo 1 do documento aprovado pelos vereadores diz que ‘fica incluída a categoria de ‘atleta com deficiência’ nas corridas de rua realizadas pelo Poder Público no município de São José dos Pinhais sendo obrigatória a divulgação dessas categorias nos anúncios dos eventos’.
Entende-se como atleta com deficiência toda e qualquer pessoa: cadeirante, deficiente visual, amputado, com deficiência intelectual, deficiente auditivo, autismo, entre todo o âmbito. Na justificativa pela isenção,
considera-se que o ‘esporte é um agente transformador, instrumento de inclusão social e melhoria da autoestima. A prática de esporte tende a trazer inúmeros benefícios, além do mental e físico, traz aprendizados de moralidade, cidadania, disciplina, educação e saúde. Nada mais justo que garantir a inclusão da categoria de atletas com deficiência nas corridas promovidas pelo município’, diz o documento.
Do vereador Abílio Alves (Cidadania), o Projeto de Lei nº 759/2023 foi aprovado pela maioria, em 1º turno, que denomina de Professora Hylceia Vitoria Gobetti Schell a Biblioteca Pública do Jardim Urano, que fica na rua Vitório Marenda, no bairro Afonso Pena.
Ainda aprovado pela maioria dos vereadores, em 1º turno, o Projeto de Lei nº 753/2023, do Poder Executivo, que autoriza a conceder Direito Real de Uso de Imóvel pertencente ao Patrimônio Municipal para o Conselho de Veneráveis Mestres e Mestres Instalados – CONVEM SJP.
Orçamento
Ainda, em 1º turno, os vereadores ainda autorizaram a abertura de Crédito Adicional Especial no Orçamento Geral do município nas áreas de: Assistência Social; Governo; Saúde; Meio Ambiente e Finanças.
Usaram a tribuna os vereadores: Samuel Pinheiro (Republicanos); José Possebon (Pros); Professor Abelino (Cidadania) e Silvio Santo (Republicanos).
Próxima
A próxima sessão está marcada para terça-feira (23/05/2023), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.
Fonte: As fotos e informações são da assessoria de imprensa da CMSJP