O Blog do Bassa quer saber aonde o Prefeito de Guaratuba Roberto Justus enfiou as placas decorativas do bairro Nereidas
Os moradores dos bairros Eliane e Nereidas de Guaratuba, litoral do Paraná, se reuniram ainda em agosto de 2021 para produzir de forma artesanal pinturas e decorações com o propósito de decorar a praia de Guaratuba a exemplo de diversos municípios pelo Brasil que criam placas com mensagens educativas aos turistas que visitam as cidades consideradas com potencial turístico devido a beleza natural da região.
As placas decorativas foram feitas em agosto 2021 e somente um ano depois a prefeitura de Guaratuba respondeu o ofício da moradora Lenice Valendorff para justificar a retirada das placas.
A artista plástica Angélica Hidalgo é a autora das placas que foram retiradas do Nereidas. A prefeitura até agora não explicou aos moradores aonde foi parar as placas da artista.
Uma moradora do Nereidas que é uma liderança comunitária da rua Uruguai e não quer ser identificada contou com exclusividade ao BLOG do BASSA que é muito provável que o ato de retiradas dessas placas seja um tipo de perseguição política de cunho Bolsonarista pois o prefeito Roberto Justus, a exemplo da secretária do meio ambiente, apoiaram Jair Bolsonaro nessas eleições e a artista Angélica Hidalgo - que tem conhecimento da importância da arte e da cultura apoiou o presidente eleito Lula no município de Guaratuba.
As placas foram produzidas pela artista plástica Angélica Hidalgo - moradora do bairro Nereidas em Guaratuba-PR
Cultura e Artes foram removidas por ordem do prefeito de Guaratuba e com apoio da secretária do meio ambiente que não sabemos o nome - o que sabemos é que a secretária é Bolsonarista
Assista o vídeo produzido pelo BLOG do BASSA em 28 de novembro de 2022. Durante a reportagem, fortes ventos atrapalharam a qualidade do áudio na primeira parte do vídeo mas no final do vídeo você consegue identificar bem o propósito da produção.
Vídeo:
Edição: Thalita Bassa
O vídeo abaixo foi veiculado no site de informações Portal da Cidade Guaratuba, veículo de comunicação com forte audiência no município e com alta credibilidade aprovado pela população de Guaratuba-PR.
Confira abaixo a reportagem da época veiculada em agosto de 2021 pelo site de notícias Correio do Litoral, em reportagem de autoria do jornalista competente Gustavo Aquino.
A reportagem confirma que houve um acordo entre a prefeitura e a AMBEN - Associação de Moradores do Nereidas para tratar do assunto das placas com mensagens educativas produzida de forma artesanal através de mobilização dos moradores da região.
O que não se sabe é o real motivo da prefeitura se mobilizar para retirar apenas as placas produzidas pela artista Angélica Hidalgo e as outras placas não foram removidas.
A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR:
Os critérios da prefeitura mudam quando a posição política não agrada os politiqueiros de Guaratuba-PR?
Aonde está a coerência na decisão administrativa?
Durante mais de 1 ano as placas ficaram ali e não prejudicaram a natureza.
Por que somente depois das eleições a secretária do meio ambiente Bolsonarista decidiu estragar o trabalho dos moradores?
A população quer saber aonde estão as placas dos moradores?
Até a data de hoje 28/11/2022 a artista plástica que fez as placas não recebeu uma satisfação da prefeitura sobre onde o prefeito colocou as placas.