![]() |
| Foto: JB Litoral Vereador de Guaratuba Ricardo de Borba (foto) é um crítico do atual prefeito da cidade - Roberto Justus |
A prefeitura de Guaratuba, no litoral do Paraná, só gasta dinheiro em comunicação com empresas próximas do prefeito e políticos tradicionais antigos da cidade.
Para alguns isso é um gesto aceitável, visto que a população se acostumou com denúncias de corrupção na cidade.
Quando o comércio realiza publicidade própria, os antigos e tradicionais politiqueiros da cidade ficam todo ouriçados e motivados a dificultar os trabalhos de empresas que não dependem da prefeitura local.
A independência e a autonomia da imprensa provoca reações negativas pelas forças políticas tradicionais do município que querem controlar a mídia e manter os jornalistas sob controle e domínio da "politicagem" local.
Qualquer semelhança com cidades médias e grandes não é coincidência.
É o modos operandi de governar da maioria dos municípios do Brasil.
Quando o trabalho de comunicação tem renovação e criatividade e gera resultados geralmente são boicotados pela prefeitura da cidade.
O município de Guaratuba é patrimônio do povo paranaense só que os "politiqueiros" locais querem se apossar da cidade.
A liberdade de imprensa não é respeitada .
Um renomado jornalista da cidade, o mais produtivo e experiente, se mudou para a fronteira com o Paraguai devido a sua decepção por reconhecer que o município não valoriza o trabalho dos jornalistas e da imprensa da cidade.
Vereador Ricardo de Borba vai solicitar que prefeitura de Guaratuba-PR retire notificações e restaurantes não sejam multados por publicidade na Praia Central
O vereador Ricardo de Borba de Guaratuba-PR criticou a prefeitura da cidade por notificar restaurantes da Praia Central em sessão política do legislativo municipal na Câmara de vereadores realizado nesta última segunda-feira (21/11/2022).
O vereador afirmou que multar os estabelecimentos por divulgarem seus serviços na calçada e na areia atrapalha o comércio da cidade.
Segundo o vereador, no último final de semana a Prefeitura de Guaratuba-PR notificou alguns restaurantes que fazem esse tipo de publicidade direta nas ruas.
“Baseado em um decreto de 2014 para que os garçons não fiquem nas calçadas, e a gente sabe que em cidades turísticas, como a nossa, os garçons vão até a calçada com panfleto, com cardápio, oferecer os serviços e produtos do restaurante. Essas notificações alertam que se esses trabalhadores continuarem com o serviço, os restaurantes serão multados. Então, quero pedir ao prefeito e ao secretário de urbanismo para retirarem esse decreto. Estamos à porta da temporada, a gente veio de uma pandemia e agora que os comércios vão começar a funcionar são ameaçados com multas. Se for tirar os garçons de lá, vão retirar todos os anúncios, e o pessoal que faz panfletagem em semáforos? Tem que rever essa política, vamos deixar o povo trabalhar, isso gera emprego, gera renda para o município”, defendeu Ricardo de Borba.
Segundo a reportagem de autoria da jornalista Flavia Barros, do JB Litoral, veículo de comunicação com grande credibilidade no litoral do Paraná, a administração municipal de Guaratuba-PR informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que “as referidas medidas foram tomadas apenas no caso de abusos por parte de alguns restaurantes que invadiram o espaço destinado aos quiosques do calçadão, chegando ao absurdo de tentar atender clientes que se encontravam sentados em mesas dos referidos quiosques em claro desrespeito à livre concorrência."
O vereador disse que foi procurado pelos profissionais notificados e foi até os restaurantes para verificar. “No final de semana a fiscalização foi na beira mar e não querem deixar os garçons ficarem ali na beira da praia, na calçada, oferecendo o cardápio ou um panfleto. Quando eu soube da notificação fui até a praia e conversei com alguns proprietários de restaurantes, inclusive um deles falou que entrará na justiça. Isso existe em toda cidade que você vai e aqui em Guaratuba estão querendo proibir baseado num decreto antigo, de 2014, mas que nunca foi posto em prática. Então eu levantei esse assunto e nesta terça-feira (22) me reuni com a minha equipe para analisarmos de que forma vamos acionar formalmente a Prefeitura”, disse o vereador Ricardo de Borba.
Todo serviço útil ao coletivo deve ser levado a público para cumprir uma função social.
A publicidade é a alma do negócio.
A comunicação tem um custo e não é barato.
Ou você quer que o jornalista trabalhe de graça sem receber?
O Blog do Bassa apoia os restaurantes que precisam trabalhar e servir a população de Guaratuba e os turistas que visitam e investem na cidade.


POR:
BASSA

