quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Justiça Eleitoral concede direito de resposta para Lula devido as fakenews Bolsonaristas



Campanha Bolsonarista em 2018 foi marcada por enorme quantidade de FakeNews. Em 2022 também.

TSE concede direito de resposta em 226 inserções em TV e rádio na propaganda de Bolsonaro.

Durante todo o período do Governo Bolsonaro as redes Bolsonaristas produziram fakenews e censura a jornalistas.

Na TV, a campanha de Lula terá direito a 184 inserções na TV, de 30 segundos cada. No rádio, serão 42 inserções, totalizando 21 minutos.



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu nesta quarta-feira (19/10) à campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva direito de resposta em 226 inserções em TV e rádio da propaganda eleitoral da campanha de Jair Bolsonaro.

A campanha de Lula terá direito a 184 inserções na TV, de 30 segundos cada, para responder a duas propagandas. Uma delas usou dados manipulados sobre votos em presídios, além da descontextualização de falas de Lula, para associar falsamente o ex-presidente à criminalidade. Para rebater esta desinformação, Lula terá direito a resposta em 164 inserções na TV.

A outra propaganda fez acusações e ofensas à honra do ex-presidente, usando os termos “corrupto” e “ladrão”. Neste caso, Lula terá direito de resposta em 20 inserções de 30 segundos na TV. Assim, Bolsonaro perderá um total de 184 inserções em TV até o fim do segundo turno.

Uma terceira decisão concedeu à campanha de Lula direito de resposta em 42 inserções em rádio, totalizando 21 minutos. A decisão também se refere a propagandas que tentaram vincular falsamente Lula à criminalidade.

As decisões foram concedidas pelo TSE na análise de pedidos de direito de resposta apresentados pelos escritórios Aragão e Ferraro Advogados e Zanin Martins Advogados, que representam a campanha de Lula.

Fonte: Justiça Eleitoral