Procure a unidade de saúde mais perto da sua casa para mais informações sobre a campanha Outubro Rosa.
Se você é homem, incentive a sua mulher a se conscientizar. Se você é mulher, é seu direito e sua responsabilidade cuidar do seu corpo.
Anualmente, a campanha do Outubro Rosa une milhões de pessoas em todo o mundo com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Criada em 1990, a campanha envolve desde o compartilhamento de informações até mutirões de exames e tratamento.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o segundo mais comum do país, responsável por 29% dos novos casos todos os anos. Fica atrás apenas do câncer de pele. Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce são tão importantes e contribuem para aumentar as chances de cura.
Autoexame da mama
Independente da idade, as mulheres devem ser estimuladas a conhecer o próprio corpo e tornar o autoexame parte da sua rotina.
Qualquer alteração no aspecto da mama pode ser um sinal de alerta:
– Pele grossa e presença de nódulos
– Mamilos e Aréolas com aspecto rugoso
– Mamas vermelhas e quentes
– Secreções
– Feridas na pele
– Caroços elevados
– Mamilos retraídos
– Veias crescentes
– Mudança no formato e tamanho
– Aspecto de cascas de laranja
– Nódulos
Por isso, é fundamental saber realizar o autoexame. É simples e pode ser feito minutinhos antes de um banho, por exemplo. Basta seguir os seguintes passos:
Na frente do espelho, observe os dois seios com os braços abaixados. Em seguida, coloque as mãos na cintura e faça força. Por último, leve as mãos atrás da cabeça.
Repare se algo parece estar fora do normal ou se algum dos aspectos acima está presente. Preste atenção no tamanho, formato e posição do mamilo. Pressione-o e note se há secreção.
Durante o banho, com a pele ensaboada, coloque o braço direito sobre a cabeça e apalpe a mama, num movimento espiral, com a mão esquerda para verificar a presença de nódulos. Repita no lado esquerdo.
O autoexame é fundamental para a prevenção, mas não substitui o exame médico. Se notar qualquer coisa diferente, consulte um especialista.
Mamografia
A mamografia é um exame de rastreio por imagens capaz de detectar um nódulo mesmo que este ainda não seja palpável. A recomendação é que mulheres a partir dos 40 anos, realizem anualmente o exame, com o objetivo de detectar o câncer em seu estágio inicial, quando as chances de cura chegam quase a 95%.
Mulheres com histórico de câncer de mama na família devem iniciar o acompanhamento anual a partir dos 30 anos.
Fertilidade e o câncer de mama
Um diagnóstico de câncer traz incertezas e medo para quem o recebe. Muitos temem a morte. Outros, temem a interrupção do sonho de constituir uma família já que, tratamentos como a químio e a radioterapia, podem afetar a fertilidade. Mas, o desejo de ter filhos pode se manter vivo! Isso porque, a medicina atual dispõe de abordagens que ajudam a preservar a fertilidade em pacientes oncológicos.
Consulte seu médico antes de iniciar o tratamento para que as melhores diretrizes possam ser tomadas.
Se você é uma futura mamãe, é importante que você tenha todas as suas dúvidas esclarecidas.
Se você tem alguma pergunta, entre em contato com com a unidade de saúde mais próxima da sua casa.


POR:
BASSA
