Eles odeiam os cientistas sociais e cientistas políticos, responsáveis por geniais serviços que impactaram em resultado de eleições ao longo da história do Brasil e contribuíram significativamente para a política conseguir realizar as transformações sociais tão necessárias ao país.
Em matéria do UOL, O site confirma que o governo Bolsonaro efetuou o bloqueio de quase R$1,7 bilhão de verba para instituições de ensino superior, segundo diz as entidades que pesquisam o setor.
Entidades ligadas ao ensino superior no Brasil disseram nessa última segunda-feira (28/11/2022) que o Governo Federal efetuou um novo bloqueio de verbas para as instituições de ensino. O possível novo corte é feito pouco mais de um mês antes da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou nota na qual não cita um valor específico, mas alerta para o risco de o bloqueio virar um corte definitivo no orçamento deste ano.
A nota ainda diz que o governo "retirou todos os limites de empenho distribuídos e não utilizados pelas instituições, enquanto define um valor efetivo para o bloqueio orçamentário".
Segundo o Conif, caso seja oficializado pelo governo federal, o bloqueio será "considerado como corte pelos gestores", isso porque após o dia nove de dezembro, as instituições não poderão empenhar verbas ou terão que aguardar uma nova janela para executar os gastos. Empenho é a etapa em que o governo reserva o dinheiro que será pago quando o bem for entregue ou o serviço concluído.
O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Marcelo Fonseca, publicou em seu Twitter que o bloqueio de verbas alcançou R$1,68 bilhão. Nas universidades, o total seria de R$ 244 milhões.


POR:
BASSA
